Mais de 1000 Minis

Objectivo primordial da FPB/CNMB, alargar o número de minis, mas com intensa prática regular de actividades e jogos começa a ser uma realidade nalgumas Associações do país.

Associações
22 JUN 2007

A AB Porto, com 28 clubes com prática regular de minibásquete, é um dos excelentes exemplos, que muito tem contribuído para a dinâmica e desenvolvimento do mini em Portugal.

A AB Porto foi desde o início da reactivação do CNMB no seio da FPB, uma das Associações que mais se tem empenhado no ressurgimento do minibásquete. Criando, desde muito cedo um dos mais activos CDMB o Porto tem desenvolvido ao longo deste anos um trabalho persistente e continuado que começa a dar os seus frutos: mais de 1000 praticantes inscritos, que tem uma prática regular, coordenada pelo CDMB do Porto e com grande envolvimento e empenho dos clubes. Com uma calendarização anual, bem programada, onde se encontram assinalados, para a época inteira, as datas e os locais de todas as jornadas concentradas, às quais se juntam os torneios e eventos de maior nomeada, o Porto tem na realidade muitas actividades e eventos destinados ao minibásquete.Este mapa apresentado no início da época, permite aos clubes e aos pais organizarem as suas vidas, é em simultâneo uma quadro suficientemente flexível, para com tempo incorporar novas actividades, com a percepção global dos eventos já existentes. Todos os clubes interessados em organizar eventos, ou disponibilizarem pavilhões para realização de concentrações informam o CDMB, que programa e calendariza e divulga os jogos a realizar. Com os jogos numerados, quem falta às concentrações é paga uma multa à Associação, verba que reverte para o CDMB para investir no mini.Esta fantástica dinâmica espelha-se nas actividades realizadas no seio da AB Porto onde aos tradicionais torneios, já com pergaminhos, existentes antes de 2000, como: O dia do MB José Anjos, O Torneio Vítor Barreto dos Salesianos, o “De pequenino…” do José Régio, se juntam eventos que já ganharam raízes como as “12 Horas do Minibásquete”, o Torneio Matos Pacheco do FC Porto, o Torneio da Mini de do Ni do Académico, o S. Pedrinho do Desportivo da Póvoa. Paralelamente a este caudal de actividades o Porto nunca descurou a formação e foi a Associação que mais vezes convidou o CNMB a organizar acções de formação, que tem sido sempre muito participadas, quer no âmbito das autarquias onde o básquete já está implantado Porto, Matosinhos e Gaia, quer em regiões onde o basquete está em vias de se afirmar ou implantar como Valongo, Paredes, Baião, Santo Tirso e Marco de Canavezes. Muito mais havia a dizer do excelente trabalho desenvolvido no distrito do Porto nestes últimos 7 anos, não sendo por acaso que a AB Porto é uma das poucas Associações, que marcou sempre presença em todos os eventos do CNMB, mas organização, trabalho e envolvimento de todos tem sido a chave deste sucesso, pois actividades bem organizadas sem foram e hão de ser mobilizadoras de vontades e o Porto é um exemplo a estudar e reflectir.

Associações
22 JUN 2007

Mais Notícias