Vitória sobre Israel permite sonhar com “Quartos”

Portugal continua a causar sensação na Europa do basquetebol e a grangear prestígio junto de espanhóis e de todas as delegações presentes no Eurobasket 2007.

Competições | Seleções
9 SET 2007

Inicialmente considerada como um conjunto frágil, Portugal é já considerado, quase unanimente, como a sensação da prova e depois de exibições como a que deu a vitória, hoje, frente a Israel (94-85), tem conquistado os aficionados espanhóis e demonstrado a qualidade do seu jogo e a força do grupo. Faltam os Campeões em título e vice-campeões mundiais mas os jogadores lusos já provaram que não temem ninguém e que a sua ambição não tem limites. Terça feira, pelas 19:00 horas (18:00 em Portugal) a equipa das quinas entra na Madrid Arena com os olhos na vitória e nos quartos-de-final. Nos outros dois jogos do grupo, a Croácia foi batida por um triplo grego no último segundo (81-78) e a Espanha assumiu o comando do grupo ao triunfar sobre a, até hoje, imbatível Rússia (81-69).

Portugal deu espectáculo na Madrid Arena e cedo começou a desenhar mais uma excelente exibição. O forte começo luso baralhou as hostes israelitas que desde logo viram Portugal distanciar-se no marcador com a sua já habitual defesa agressiva e muita eficácia no ataque. No final do 1º período, os lusos lideravam por 14 pontos (28-14). No segundo período a selecção israelita melhorou alguns pormenores e tentou reagir mas Portugal não deixou que a reacção fosse além de um ligeiro encurtar de distância na saída para o intervalo (46-34).No 3º período Portugal voltou a entrar bem e chegou a deter 19 pontos de vantagem e esteve quase a levar Israel ao tapete. Mas neste nível nunca se pode descansar e os israelitas, entrando no parcial decisivo a perder por 17 pontos, arriscaram tudo, pressionando os portugueses numa tentativa de reentrar na partida. Começando a acertar os tiros de longa distância e aumentando a velocidade do seu jogo, Israel conseguiu encurtar a distância para os 9/10 pontos, valendo a frieza dos jogadores lusos para gerir o resultado e garantir o triunfo ante uma selecção que neste europeu “só” derrotou a Sérvia e a Croácia.E assim Portugal entra nas contas da qualificação para os quartos-de-final, algo que muitos não julgariam vir a ser possível, mas que os atletas e o grupo sempre assumiu estar nos seus horizontes. Portugal está vivo até à última jornada onde precisa de vencer a Grécia por 13 pontos de diferença dependendo apenas e só de si próprio ou a vitória bastará se a Croácia vencer a Rússia. E, no universo mundial do basquetebol, já todos conhecem a equipa de todos nós.

Competições | Seleções
9 SET 2007

Mais Notícias