INOLVIDÁVEL! PORTUGAL EM MADRID!

Hoje, a Selecção Portuguesa teve o mais inovidável dia! Primeiro, Exibição categórica e primeira vitória de sempre frente à Letónia (87-67).

Competições | FPB | Seleções
6 SET 2007

Depois, a desejada vitória croata (84-85), com contornos épicos (a Espanha não perdia há 27 jogos), decidida nos últimos segundos, colocando Portugal entre as doze melhores selecções da Europa. Para quem já fazia o enterro de uma selecção que tem feito História e contribuido com momentos memoráveis para quem gosta de basquetebol, esta foi a resposta certa, na hora certa no local certo. Estamos entre os 12 melhores da Europa e este grupo de trabalho merece, mais do que ninguém, estar em Madrid e contar com o apoio dos portugueses! PARABÉNS!

Portugal sabia que a esperança era ténue mas existia e que havia que demonstrar que o apuramento foi merecido e conseguido por uma equipa que tem conseguido aquilo que muitos nunca pensaram ser possível e que não merece as críticas que, antecipadamente, lhes fizeram. Agora devem estar arrependidos.

A entrada no jogo contra a Letónia demonstrava que Portugal ainda tinha uma palavra a dizer no Eurobasket 2007. E que Palavra! 7-0 para começar e 17-9 no final do primeiro período mercê de uma defesa intratável e de uma atitude inigualável. No segundo período veio a reacção letã. Conseguiram aproximar-se mas não passar para a frente. Portugal não cedia e chegava ao descanso a vencer por 4 pontos (28-24).

O melhor estava para vir. Portugal entrou para a segunda parte decidido a conseguir o apuramento e foi cavando um fosso na dezena de pontos, aproximando-se do apuramento (eram necessários 16). À entrada do último período Portugal vencia por 11 e acreditava. Mais se acreditou quando no primeiro minuto a diferença era já de 17. Mas a Letónia não se entregou, reagiu e a experiência e qualidade dos seus jogadores permitiu-lhes entrar de novo na discussão do apuramento. A 45 segundos do fim, e com onze pontos de vantagem o jogo estava ganho e o apuramento estava ali perto, ainda para mais Portugal rouba a bola mas… falha o contra-ataque. Restava esperar por um dia inspirado da Croácia. E a Croácia venceu e Portugal está em Madrid. Os momentos finais desta partida são inesquecíveis. Num pavilhão repleto com 10,000 fanáticos adeptos, a Espanha vencia por 5 pontos a menos de um minuto do fim e depois de já ter estado a perder por 7. Eis que a Croácia converte um triplo e põe-se a dois pontos. Trinta segundos e posse de bola para os espanhóis. Rezava-se por um falhanço. A Espanha não marca e a Croácia tinha 9 segundos. Reposição, bola para Tomas e este converte o triplo da nossa vida. A Espanha ainda tentou mas Rudy falhou e no Pavilhão San Pablo, a equipa das quinas fazia a festa com os cerca de 200 irredutíveis portugueses que tanto apoiaram Portugal.Portugal jogará agora com a Rússia, Grécia e Israel no grupo de qualificação para os quartos de final.

Competições | FPB | Seleções
6 SET 2007

Mais Notícias