O Olivais é Campeão!
Emoção e espectáculo em Anadia. O Olivais Freita e Sobra é o novo campeão derrotando na final um Algés de enorme coração por 62-65.
Competições | FPB
27 ABR 2008
Foi um grande jogo de basquetebol feminino que acabou por premiar a equipa mais regular na fase regular apesar do excelente trabalho desempenhado pela equipa do Algés que perdeu Joana Fogaça logo aos 2 minutos de jogo. Lakethia Hampton foi a MVP da partida com um duplo-duplo de 24 pts e 16 ressaltos.
Começou mal a partida decisiva do X Campeonato da Liga Feminina. Numa disputa na tabela defensiva, Joana Fogaça sofreu um forte toque na face que a obrigou a ser assistida e, consequentemente, o Algés ficou sem a sua principal base. Apesar do revés, as algesinas entregaram-se à partida com muito empenho contribuindo para o espectáculo e para o equilíbrio que se registava no final dos primeiros 10 minutos, que terminaram com o Olivais a vencer pela margem mínima.O segundo período trouxe maior nervosismo ao jogo que perdeu alguma qualidade mas não o empenho colocado em campo por todas as atletas. Manteve-se o equilíbrio embora nos segundos finais o Olivais conseguisse um parcial de 7-0 que lhe deu uma vantagem de 7 pontos na ida para o intervalo – 23-30.O Olivais veio dos balneários com vontade de resolver a contenda e entrou forte no 3º período, convertendo um triplo no 1º ataque e pondo a diferença na casa das dezenas. Apesar da entrega das lisboetas a equipa de Coimbra continuou mais serena e aumentou a vantagem paulatinamente até 15 pontos à entrada do último minuto deste parcial. Um triplo de Catarina Coelho pôs o Algés a 12 pontos na entrada para o decisivo 4º período – 33-45.O Algés reuniu forças e entrou bem nos decisivos 10 minutos finais conseguindo manter-se dentro do jogo, leia-se a menos de 10 pontos, à entrada dos últimos 5 minutos – 45-52. A 4,20 min. do final um triplo de Maxann Reese pôs o marcador em 50-54 e o título estava em aberto. Apoiado por uma numerosa falange de apoio o Olivais empenhou-se na defesa e através de contra-ataques venenosos voltou a disparar no marcador e à entrada dos 2 minutos finais já liderava por 8 pontos (55-63). Com muito coração o Algés lutou até final, pressionando campo inteiro e a 50 seg. do fim estava a 3 pontos e renascia a esperança. 20 seg. para jogar e Maxann Reese sofre falta com direito a 3 lances livres. Emoções ao rubro. Marcou os dois primeiros falhando terceiro com ressalto de Pauline Nsimbo e falta imediata de Lakethia Hampton. Pauline converte ambos os lance livres e põe o jogo a 3 pontos que acabam por ser decisivos já que o Algés não consegue converter o último ataque. O Olivais é o novo Campeão da Liga Feminina.Ficha de JogoALGÉSMaxann Reese (22), Inês Costa (3), Natália André, Ana Alves, Joana Araújo, Bárbara Pedro, Sónia Foreid, Lakethia Hampton (24) Susan Foreid (8) Ana Coelho (5) OLIVAIS FREITAS E SOBRAAna Castro, Inês Albuquerque, Ana Teixeira (12), Aja Parham (18), Ana Fonseca (9), Mafalda Jesus, Filipa Freitas (14), Monica Seidi, Pauline Nsimbo (12), Mónica Almeida, Susana Silva, Tânia Gomes