Portugal cede com Angola e decisões ficam para amanhã
Portugal cedeu por escassos 4 pontos (64-68) frente a uma determinada equipa angolana que, se perdesse, hipotecava desde logo as hipóteses de triunfo no Torneio Internacional Sport TV.
Competições | FPB | Seleções
11 JUL 2009
No primeiro encontro da tarde, a Finlândia voltou a vender cara a derrota mas acabou por ceder perante o poderio brasileiro por 89-95.Neste momento, Angola, Portugal e Brasil são as únicas equipas que poderão erguer o troféu do 1º lugar. Emoções não vão faltar na última jornada que começa às 17h00 com um Angola x Finlândia, onde os finlandeses procurarão a sua primeira vitória que desde logo afastaria a equipa africana da vitória no Torneio. Às 19h00, Portugal jogará o jogo que definirá o vencedor do Torneio. Portugal terá que triunfar por 6 pontos e assim garantir o trinufo final, enquanto que os sul-americanos necessitam apenas do triunfo. No entanto, em caso de um triunfo finlandês Portugal poderá vencer até pela margem mínima para se sagrar vencedor. Amanhã continua a animação e as surpresas dentro e fora do pavilhão. Henrique Sá Pessoa, o conhecido chef, e certamente, o cozinheiro que melhor basquetebol joga em Portugal, estará no pavilhão para dar o seu apoio pessoal e ajudar a equipa Lusa a “cozinhar” uma importante vitória.
No primeiro jogo da tarde, a Finlândia voltou a entrar forte na partida e desde logo liderou o marcador. Mais consistente da linha dos 6,25 m (20 triplos em toda a partida com 48%), os nórdicos venceram o 1º parcial por 28-22. Mas o Brasil não deixou os seus créditos por mãos alheias e aproximou-se paulatinamente. Na saída para o intervalo apenas 1 ponto separava as duas equipas, 50-49.Na segunda parte, continuou o equilibrio assisitindo-se a diversas alternâncias no marcador. O Brasil entrou nos últimos 10 mn em desvantagem (70-67) mas soube impor alguma experiência e maior frescura fisica assegurando, nos instantes finais, a importante vitória.Chegava a segunda partida e, pela moldura humana que praticamente encheu as bancadas, a mais aguardada. E o que dizer de um jogo que foi decidido nos últimos segundos, que ao intervalo estava empatado e que teve emoção e excelente basquetebol. Entrou melhor Angola com pronta reacção portuguesa que no 1º período vencia por 17-16. Jogo sempre na mesma toada, com mudanças constantes na frente do marcador, diferenças que nunca foram superiores a 6/7 pontos e com o intervalo a chegar com 37-37. Portugal recomeçou bem mas não descolava e o equilíbrio era nota dominante. Entramos no 4º período com 4 pontos de vantagem para Portugal. Angola reage, intensifica a atitude defensiva e é mais feliz nos momentos decisivos do encontro. Venceu Angola, poderia ter vencido Portugal. Prognósticos para amanhã? Só no final do torneio.Vale a pena ir a Almada, senão acompanhe todas as emoções na Sport TV.