Moncho López: “Resultados não cumpriram as expectativas”

Terminada que está a campanha de Portugal na Europa – que infelizmente culminou com a ausência de Portugal no Eurobasket 2009 – Moncho López, que já renovou com a Federação, vai agora assumir as funções de técnico do FC Porto.

Competições | Seleções
6 SET 2009

Saiba nesta entrevista o balanço que o treinador espanhol faz do trabalho na Selecção e o que espera desta época ao serviço dos dragões

Que balanço faz da última participação da Selecção na Fase Adicional de Apuramento para o Campeonato da Europa? Os resultados não cumpriram as nossas expectativas mas mais uma vez fiquei satisfeito com a capacidade de sacrifício e esforço da equipa, que nos abre boas perspectivas para o trabalho no próximo Verão durante a luta pelo apuramento. Renovada que foi a sua ligação com a Federação Portuguesa de Basquetebol, quais os objectivos estabelecidos a curto e médio para a Selecção? Tentar o apuramento para o Eurobasket 2011 e garantir a manutenção na Divisão A europeia. Sente que existe uma necessidade de renovar o grupo de trabalho? É evidente que a saída voluntária de José Costa, Nuno Marçal e Sérgio Ramos obriga-nos a pensar em alargar a lista de seleccionáveis e os nossos olhos estão postos nos internacionais Sub-20. Face às retiradas e indisponibilidade de alguns atletas, tem sentido dificuldades para manter o nível competitivo da equipa? Esse constrangimento foi colmatado com um grande esforço de todos os jogadores que deram o passo em frente. Sem querer entrar em comparações individuais, os atletas que agora dispõe para às suas ordens dão-lhe garantias para poder aspirar a voos mais altos? O núcleo duro da equipa mantém-se, logo, conto com eles para transmitirem aos “novos” os valores e as virtudes que a equipa tem demonstrado. O plantel possível As suas escolhas no que diz respeito a reforços recaíram em atletas que já conhecia e preferencialmente portugueses. As contratações de qualquer clube obedecem às leis do mercado. Nesse sentido, optámos pelos jogadores que mostraram interesse em representar o FC Porto e que nos dão garantias de construir uma equipa competitiva. Formou um plantel que preenche todos os requisitos que acha indispensáveis para conquistar títulos? Formámos o melhor plantel possível dentro do orçamento que tínhamos. Agora há que trabalhar muito para conseguir alcançar os objectivos. Poder trabalhar ao longo de uma época inteira a sua equipa é motivo para estar mais confiante no sucesso? Uma equipa é diferente de uma selecção. Os tempos de trabalho e a planificação são distintos mas sinto-me confiante nas duas situações.

Competições | Seleções
6 SET 2009

Mais Notícias