Tommie Eddie :«Só o treinador me pára»

O Vitória de Guimarães conseguiu tornar realidade um desejo antigo – trazer de volta o norte-americano Tommie Eddie, que tão boa impressão deixou a quando da sua primeira passagem pela cidade berço.

Atletas | Competições
29 OUT 2009

Depois de na época passada o clube não ter tido condições para manter o atleta, o técnico Fernando Sá, com quem o jogador mantém uma relação muito especial, passa a contar esta temporada com reforço de peso, não só para a final deste fim-de-semana do Troféu António Pratas, como também para as restantes competições em que o Vitória está envolvido. Tommie, na sua boa disposição habitual, garante que o campeonato é um objectivo alcançável.

Depois das suas performances na temporada em que esteve ao serviço do V. Guimarães, era fácil de prever que o destino de Tommie Eddie no final da época, para tristeza do clube, não passaria pela cidade-berço. Mas bastou um ano para que tudo mudasse. A excelente relação que o atleta tem com o treinador Fernando Sá pesou na decisão de voltar a Portugal e ao Vitória. “Eu decidi voltar para o campeonato português, mais concretamente para o Guimarães, porque o treinador é como se fosse família”, confessou Tommie Desde a sua chegada que Tommie tem confirmado todos os atributos que lhe eram conhecidos do passado. O atleta já lidera o ranking individual de MVP do Troféu António Pratas, com a média de 29.6 de valorização, fruto das suas boas exibições durante o torneio. Se por um lado Eddie é um excelente marcador de pontos, como prova a sua média de 23 pontos de jogo, também não descura o aspecto defensivo. “Nada me dá mais prazer durante uma partida de basquetebol do que ganhar um ressalto que garanta vitória da equipa.” Tommie Eddie impressiona pelo seu aspecto físico. Não sendo um jogador alto, o seu volume corporal ocupa muito espaço e cria imensas dificuldades a quem tem a responsabilidade de o defender. Depois de uma longa gargalhada, Eddie acabou por apontar aquele, que provavelmente, será o único a conseguir pará-lo durante a época. “O treinador é o único capaz de me parar.” Depois de uma temporada em que foi elemento fundamental na conquista da Taça de Portugal e na subida à Liga Portuguesa de Basquetebol, Tommie volta com as suas aspirações renovadas. “Este ano vamos lutar e tentar ganhar o campeonato.” Obviamente que a tarefa não será fácil para os vimaranenses, mas com a qualidade que o grupo de trabalho tem, e sem a pressão de candidato, bem expressa na boa disposição e descontracção de Tommie Eddie, acreditar é apenas o principio.

Atletas | Competições
29 OUT 2009

Mais Notícias