Fábio Fernandes: «Podemos chegar ao título»

Trocou a Liga pela Proliga e agora joga no Penafiel, uma equipa promovida esta época mas que apresenta um projecto deveras ambicioso.

Atletas | Competições
17 DEZ 2009

O jogador, que nesta entrevista explica como é trabalhar diariamente com Valentyn Melnychuk, não se arrepende da escolha que fez e garante que este grupo treinado pelo antigo seleccionador nacional tem condições para surpreender.

O tempo está a provar que a sua aposta no projecto do Penafiel estava correcta? Julgo que sim, desde que tive conhecimento deste projecto achei-o interessante. Foi um risco assumido e uma mudança que, até agora, está a ser agradável e positiva. Quais as principais diferenças que destacaria entre a competição da Proliga e da Liga? A maior diferença é o grande equilíbrio que existe entre todas as equipas do campeonato, proporcionado sempre encontros muito disputados e emotivos. Na Liga acabam por se evidenciar as individualidades em detrimento do colectivo. Na Proliga não sucede tanto isso, destaca-se mais o colectivo. Como é a experiência de trabalhar diariamente com o treinador Valentyn Melnychuk? Tem sido muito bom. Já o conhecia das Selecções Nacionais e dos centros de treino, mas trabalhar com ele neste projecto está a ser positivo. Está sempre a “dar-me na cabeça”, para “melhorar pouquinho todos os dias”, como ele próprio costuma dizer. Trabalha comigo aspectos menos bons do meu jogo, mas não é só comigo. Sucede o mesmo com todos os meus colegas, o que nos ajuda a evoluir como jogadores. Depois de um começo de temporada bastante negativo, a equipa tem vindo a subir de rendimento. Neste momento são terceiros e o próximo encontro é frente ao Lusitânia, um dos líderes da prova. Têm condições para saírem vitoriosos nos Açores? Tivemos um inicio atribulado, talvez por ainda não nos conhecermos bem. A equipa era nova, o projecto também, e tudo foi melhorando ao longo do tempo. Penso que agora estamos no bom caminho, com possibilidades de evoluir ainda mais como equipa, pois temos potencial para que isso aconteça. O Lusitânia é um forte candidato ao título, tem um bom plantel, vai jogar em casa e a última vez que os defrontámos foi no troféu António Pratas, onde fomos derrotados. Mas agora o momento da época é outro e estou convicto que podemos conseguir um resultado positivo na visita aos Açores. Até onde pensa que poderá chegar o Penafiel em ano de estreia no campeonato da Proliga? Penso que a equipa do Penafiel tem condições para no final da fase regular estar nos 4 primeiros lugares. No playoff tudo pode acontecer, mas considero que podemos chegar ao título, o que seria bom para o projecto e para os apoiantes do clube.Eis a lista completa dos jogos da jornada dupla deste fim-de-semana do Campeonato da Proliga:Sábado, dia 19 de Dezembro15.15 horas – CD Póvoa x Aliança Sangalhos16 horas – Seixal FC x Eléctrico FC16 horas – Galitos FC x AngraBasket17 horas – Lusitânia x CBP/Sentir Penafiel18 horas – Terceira Basket x Maia Basket18.45 horas – Academia x Barcelos-Hotel TerçoDomingo, dia 20 de Dezembro15 horas – Academia x AngraBasket16 horas – Seixal FC x Aliança Sangalhos16 horas – Galitos FC x Barcelos-Hotel Terço17 horas – Terceira Basket x CBP/Sentir Penafiel18.30 horas – CD Póvoa x Eléctrico FC

Atletas | Competições
17 DEZ 2009

Mais Notícias