Uma tarefa de Paciência

Óbidos foi palco de um momento único de formação contínua para Treinadores. Num excelente trabalho de equipa, San Payo Araújo, Prof.

Associações | FPB | Treinadores
8 FEV 2010

Jorge Adelino e o Prof. Hermínio Barreto trataram de questões referentes ao ensino do jogo para jovens principiantes. Tantas vezes esquecido e tantas vezes mal interpretado, o jogo jogado por crianças e jovens merece toda a atenção e responsabilidade de quem os orienta.

Daí que, San Payo Araújo, antes de dar a conhecer alguns dos exercícios e jogos em contexto de minibasquete, realçou a importância de interpretarmos o Minibasquete como uma oportunidade para todas as crianças se desenvolverem ao nível psicomotor.As capacidades coordenativas foram o tema central da primeira intervenção prática de San Payo Araújo. A “Cobrinha Elástica”, o “Gigante e Anão” e o “Dominó” deliciaram os participantes, que tiveram a oportunidade de sentir o verdadeiro ambiente do Minibasquete contido nas tarefas propostas. O ensino do jogo foi também preocupação central na intervenção de San Payo Araújo, na medida em “jogar implica tomar decisões”.No período da tarde seria a vez do Prof. Jorge Adelino conduzir os formandos a uma profunda reflexão em torno de duas questões centrais: ” A Filosofia do Treinador de Jovens” e “A relação entre o que realmente sabe o treinador e o que os jogadores aprendem”. As preocupações dos Treinadores de jovens não podem ser apenas o Drible, o Lançamento ou o passe, ou simplesmente os “Flex’s”, “O Motion”, a “Jogada”, mas antes a criança, o jovem, as suas necessidades os seus erros, os seus progressos e a sua formação desportiva. O Prof. Jorge Adelino procurou despertar a “plateia” de treinadores para uma reflexão sobre estas questões, lançando o debate entre os participantes.A acção terminou com a clareza, a simplicidade e a pertinência da mensagem do Prof. Hermínio Barreto. Conseguir por jovens principiantes a jogar basquetebol com a influência do Treinador é uma tarefa árdua, que exige muita paciência e um profundo conhecimento do que são as necessidades do praticante, salientou Hermínio Barreto. Este conhecimento não deverá distrair o treinador sobre a necessidade de ter clara noção de quais as competências que queremos ver assumidas pelo praticante, à medida que existem progressos. O Prof. Hermínio deixou mais uma vez bem claro que não devemos “ensinar muitas coisas, mas antes esperar que eles aprendam o bastante para poderem explorar novas aprendizagens”.Esta acção contou com a adesão de cerca de 60 participantes, que deram vida e cor a esta iniciativa a eles dirigida. O apoio da Câmara Municipal de Óbidos e a dinâmica do Corpo de Formadores Regionais da Associação de Basquetebol de Leiria possibilitaram que fosse possível concretizar esta actividade. A pertinência de acções desta natureza deixa presente a motivação para que no futuro seja possível fomentar momentos de aproximação de todos o treinadores em redor de um lema: Ensinar e Treinar para um Basquetebol Melhor!

Associações | FPB | Treinadores
8 FEV 2010

Mais Notícias