Alexandre Pires: «Temos obrigação de ser competitivos»

O 5º lugar obtido pela equipa de Ílhavo no final da fase regular da Liga não deixa de ser um resultado merecedor de destaque, até porque o conjunto só este ano ascendeu ao escalão principal, após vários anos nos campeonatos secundários.

Competições | Treinadores
30 ABR 2010

Um feito que o treinador Alexandre Pires espera que “não deslumbre o grupo de trabalho” em vésperas de começo do playoff.

A equipa ilhavense tem um bom registo nos jogos efectuados fora de casa durante a fase regular, uma particularidade que se poderá tornar decisiva nesta primeira ronda frente ao Vitória, até pela sua forma de disputa. “É verdade que a equipa do Illiabum se mostrou sempre mais regular jogando fora de casa como comprovam as seis vitórias alcançadas. Mas temos consciência que os jogos de playoff são totalmente diferentes dos encontros da fase regular. Para continuar a ser competitivos fora de casa teremos que aumentar os níveis de concentração e controlar a ansiedade.” Já lá vai o tempo em que se podiam preparar jogos dando jogadores de borla e concentrar a atenção defensiva em determinados jogadores influentes. No entanto, e olhando para o cinco inicial do Vitória Guimarães, definir uma estratégia defensiva não é tarefa fácil, pois os 5 jogadores que começam de entrada têm valor e capacidade para fazer pontos no ataque. “A defesa terá que funcionar como um bloco. Preparar os jogos concentrando apenas a atenção em determinado jogador é um risco que não queremos correr. O Vitória possui um conjunto de jogadores portugueses experientes e de qualidade e uma tripla de americanos bastante efectiva em várias áreas do campo.” Quanto ao facto de os vimaranenses não terem estado tão bem na parte final da fase regular do campeonato, é algo que é desvalorizado pelo treinador Alexandre Pires, pois a experiência acumulada enquanto jogador não o deixa iludir quanto a possíveis facilidades tendo por base os últimos resultados dos minhotos. “Penso que o Vitória do playoff será um Vitória agressivo, competente e dominador, o que nos dificultará ainda mais a nossa tarefa.” Em ano de regresso à Liga, a meta do playoff foi alcançada, um registo sempre positivo, resta agora a curiosidade em se perceber se a equipa cresceu o suficiente para discutir eliminatórias. “Estamos no playoff por mérito próprio e é nossa obrigação ser competitivos.”Lista completa dos jogos 1 e 2 da ronda inaugural do playoff da LPB:Sexta-feira, dia 30 de Abril21 horas – SL Benfica x Vagos Norbain Lusavouga21 horas – Vitória Guimarães x Illiabum21 horas – Ovarense Dolce Vita x CAB Madeira21.30 horas – FC Porto x AcadémicaDomingo, dia 2 de Maio12 horas – FC Porto x Académica15 horas – SL Benfica x Vagos Norbain Lusavouga16 horas – Vitória Guimarães x Illiabum17 horas – Ovarense Dolce Vita x CAB Madeira

Competições | Treinadores
30 ABR 2010

Mais Notícias