V. Guimarães em vantagem

O Vitória de Guimarães deu um importante passo rumo à próxima ronda do playoff, ao colocar-se em vantagem, por 2-0, depois de ter derrotado, este domingo, em casa, o Illiabum, por 71-58.

Competições
2 MAI 2010

A partir de agora a margem de erro para a equipa ilhavense passa a ser nula, dispondo os vimaranenses de 3 jogos para fechar a série, sendo que os próximos dois serão em Ílhavo e o último, caso seja necessário, novamente no Minho.

O segundo período marcou decisivamente o desfecho do encontro, uma vez que depois de um quarto inicial em que os dois conjuntos se equivaleram (empate a 20 pontos), o parcial de 23-9 aplicado pelos comandados de Fernando Sá até se atingir o intervalo, fez disparar o marcador para 43-29. Foi um período em que os minhotos fizeram a diferença através da linha dos 6.25 metros, ao converterem quase consecutivamente 4 triplos. No recomeço da partida, os ilhavenses, sabendo e antemão da importância que o resultado final deste encontro poderá ter no desfecho da eliminatória, apostaram tudo em fechar novamente o resultado, algo que era sempre contrariado pela classe de Rod Nealy, que nesta fase da partida assumiu a responsabilidade de liderar a equipa no ataque, tornando-se a referência ofensiva dos vitorianos. O final do período chegou com a diferença que separava as duas equipas a não sofrer alterações (61-47). No decisivo quarto, os comandados de Alexandre Pires ainda tiveram forças e capacidade para uma última tentativa de aproximação, 7 pontos de diferença (56-63) foi o melhor que conseguiram, mas um oportuno desconto de tempo pedido pelo técnico Fernando Sá fez despertar a equipa. Seis pontos sem resposta (69-56) recolocavam a diferença na casa das dezenas, para além do facto de o tempo correr a favor da equipa da casa. O MVP da fase regular, Rod Nealy (28 pontos, 17 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola), fez jus a esse prémio, tendo contado com a ajuda do compatriota Tommie Eddie (15 pontos, 8 ressaltos e 4 roubos de bola) e a mão quente de Fernando Neves (15 pontos, 2/3 de 2 pontos e 3/6 de 3 pontos, e 5 ressaltos). A dupla formada por James Roberts (19 pontos, 6 ressaltos e 2 desarmes de lançamento) e Mathew Shaw (9 pontos, 10 ressaltos e 4 roubos de bola) esteve muito desapoiada na luta das tabelas, que foi favorável aos visitados (40-28), acabando por ser a mais valorizada no final do encontro.

Competições
2 MAI 2010

Mais Notícias