«Pretendemos vencer os 3 jogos»

Os dragões, que ainda não perderam esta época, partem para esta final-four do Campeonato Nacional de sub-16 determinados a conquistar o título.

Competições | FPB | Treinadores
18 JUN 2010

Numa temporada em que todos os objectivos delineados foram até ao momento alcançados, o técnico não duvidas sobre o potencial dos seus jogadores.

Quais os objectivos da sua equipa para esta fase final? Pretendemos vencer os três jogos da fase final. Os nossos adversários, todos eles têm de igual forma muito valor, mas temos a ambição de ser Campeões Nacionais e acreditamos muito no potencial deste grupo. Tendo em conta os objectivos delineados no arranque da temporada, já esperava poder chegar a esta altura da época a pensar na conquista do título? Um dos principais objectivos da época era discutirmos o título, tanto a nível distrital como a nível nacional. Este grupo tem dezoito atletas com muito potencial para o basquetebol. Competia-nos discutir os lugares principais em cada uma das provas oficiais que estivéssemos. Também tivemos os nossos problemas. Manter a equipa à frente na tabela classificativa ao longo de uma época não é fácil, principalmente por questões relacionadas com a motivação. Mesmo assim conseguimos chegar à Final-four Nacional sem derrotas sofridas nos campeonatos até agora disputados. Sendo certo que preparar atletas para, futuramente, alinhar nos seniores deve ser a principal preocupação dos escalões jovens, acredita que formar a vencer é a melhor maneira de os motivar e os manter empenhados na modalidade? Acredito que vencer é muito importante na formação de qualquer atleta. O sucesso ao nível dos resultados desportivos não é tudo, mas é um elemento facilitador à implementação da metodologia de trabalho que se pretende para a equipa. Os atletas passam a acreditar de uma forma mais fácil e mais consistente no trabalho que se está a realizar com eles. Como caracteriza a realidade do basquetebol nacional na formação? Existem condições para melhorar os resultados das várias selecções jovens a curto-médio prazo? Acho que estamos a assistir a uma lenta, mas progressiva melhoria na qualidade de jogadores que chegam dos escalões de formação. Os nossos atletas têm de treinar com uma capacidade de esforço ainda maior para conseguirem atingir as suas expectativas. Também precisamos de melhores condições na formação para cativar os bons treinadores e dirigentes. Sem eles a formação de atletas é uma realidade sem grandes evoluções. Por último, julgo que as selecções e os clubes deviam estar mais próximos e interagir mais.CALENDÁRIO: Pav. AC Alfenense 1ª Jornada – 18.06.2010 20H30 – Galitos / INDASA – C.A.Queluz; 22H30 – Sport Lisboa Benfica – FC Porto; 2ª Jornada 15H00 – Vencedor 1.º Jogo – Vencido 2.º Jogo; 17H00 – Vencedor 2.º Jogo – Vencido 1.º Jogo; 3ª Jornada 15H00 – Vencido 1.º Jogo – Vencido 2.º Jogo; 17H00 – Vencedor 1.º Jogo – Vencedor 2.º Jogo;

Competições | FPB | Treinadores
18 JUN 2010

Mais Notícias