«Temos os pés assentes na terra»

O treinador da equipa de sub-16 do Benfica mostra-se satisfeito com o facto de o grupo ter conseguido alcançar a final-four do escalão e agora tudo pode acontecer.

Competições | FPB | Treinadores
18 JUN 2010

O técnico conhece o valor dos adversários, mas garante que os encarnados querem dar uma boa imagem do trabalho que efectuaram até então.

Quais os objectivos da sua equipa para esta fase final? Os objectivos foram focados nesta Fase Final – este foi o desafio constante para a nossa evolução, tanto individualmente como colectivamente. Poder fazer o máximo de jogos nesta época e estar entre os melhores foi sempre a nossa vontade. Se a equipa conseguir mais, melhor, mas temos os pés bem assentes na terra e conhecemos a qualidade de todos os nossos adversários. Queremos estar o mais forte possível, para continuarmos a dar a boa imagem do trabalho efectuado. Tendo em conta os objectivos delineados no arranque da temporada, já esperava poder chegar a esta altura da época a pensar na conquista do título? Os objectivos da época foram todos atingidos. O maior de todos foi formar com o máximo de qualidade. Evoluímos muito a nível individual e colectivo. A equipa a cada dia que passa quer aprender mais conteúdos do jogo para poder dar mais respostas na competição. Quanto ao título vamos tentar ser o mais fortes possível, mas esta é um Final Four de sub-16, depende das reacções e emoções de cada jogador. Sendo certo que preparar atletas para, futuramente, alinhar nos seniores deve ser a principal preocupação dos escalões jovens, acredita que formar a vencer é a melhor maneira de os motivar e os manter empenhados na modalidade? Formar ganhando, ganhando formando é um paralelo que motiva à aprendizagem. Para se aprender e para se ganhar é necessário muito trabalho, muito sacrifício, uma grande atitude, nesse capítulo estes jovens atletas surpreenderam-me, para mim já são verdadeiros campeões, com a superação constante perante as dificuldades. Como caracteriza a realidade do basquetebol nacional na formação? Existem condições para melhorar os resultados das várias selecções jovens a curto-médio prazo? Acho que tem havido uma boa progressão. Tem que passar por nós treinadores mudar na forma como falamos do basquetebol, temos de falar mais da nossa modalidade nos locais correctos para o desenvolvimento da mesma. Podemos aprender com o que o árbitros tem feito para o crescimento da modalidade, em que há um grande apoio a quem está no inicio. Temos jovens atletas com grande potencial, que tem que ser melhor acompanhados, deve haver uma análise mais exigente a nível dos conteúdos, para nos aproximarmos da realidade do jogo, não pode-mos esquecer que o jogo mudou.CALENDÁRIO: Pav. AC Alfenense 1ª Jornada – 18.06.2010 20H30 – Galitos / INDASA – C.A.Queluz; 22H30 – Sport Lisboa Benfica – FC Porto; 2ª Jornada 15H00 – Vencedor 1.º Jogo – Vencido 2.º Jogo; 17H00 – Vencedor 2.º Jogo – Vencido 1.º Jogo; 3ª Jornada 15H00 – Vencido 1.º Jogo – Vencido 2.º Jogo; 17H00 – Vencedor 1.º Jogo – Vencedor 2.º Jogo;

Competições | FPB | Treinadores
18 JUN 2010

Mais Notícias