Eslovénia chega aos “oitavos”

A Eslovénia teve de suar pouco para levar de vencida a selecção da Austrália (87-58) e assim qualificar-se para os oitavos-de-final do Campeonato Mundial de Basquetebol.

Competições | FPB
5 SET 2010

Foi uma excelente performance da equipa quarta qualificada do Eurobasket do ano passado, conseguida graças ao contributo de vários jogadores. Destaque para Jaka Lakovic, que tinha 11 pontos primeiro tempo e à sua conta marcou a 19, bem secundado por Primoz Brezec (12 pontos) e Goran Dragic (10 pontos).

A Austrália, que tinha vindo a sofrer do problema de conseguir fazer pontos no ataque, transportou essa seca ofensiva ao longo de todo o primeiro período do jogo. A Eslovénia, depois de quase sete minutos, já era líder sem ter sofrido qualquer ponto (12-0). Embora a Austrália tenha conseguido um breve parcial de 6-0 através de Matt Nielsen e Patrick Mills, a pontuação do 1º quarto foi de 16-8 favorável aos eslovenos. Quando Lakovic e Sani Becirovic iniciaram o segundo período com triplos consecutivos, a vantagem subiu para 14, mas o pior estava para vir. O Boomers apenas converteram 6 em 27 lançamentos de campo durante a primeira parte, somando ainda 9 turnovers para complicar ainda mais a sua tarefa. Um triplo de Lakovic, no final do 1º tempo, fechava mais um bom momento dos eslovenos e colocava o resultado em 42-21no final dos 20 minutos iniciais do encontro. A segunda metade foi mais equilibrada, mas o jogo há muito que tinha sido decidido, aproveitando o técnico esloveno para fazer descansar os seus principais atletas para a ronda seguinte. A Eslovénia venceu o terceiro quarto por 29-24 e 16-13 foi o parcial do último período. Foi a maior derrota da Austrália neste Campeonato Mundial, frente a um oponente que não tinha por nome Estados Unidos ou Rússia. Para os Boomers apenas Mills, Nielsen e Joe Ingles terminaram nos dois dígitos. Citações:Base da Eslovénia Goran Dragic: “É uma sensação fantástica ter passado aos quartos-de-final da competição. Temos trabalhado arduamente para chegar aqui e acho que fizemos um óptimo trabalho. Começámos muito fortes, a executar bem, e mantivemo-nos concentrados do princípio ao fim. “Capitão da Austrália Matthew Nielsen: “A Eslovénia é muito forte e provou isso hoje. Eles executaram muito bem e o nosso desempenho foi terrível. Dito isto, não acho que estejamos longe do nível da Eslovénia o que pode parecer um comentário ridículo para fazer hoje. Mas estamos sem vários jogadores e podemos jogar muito melhor do que isto, simplesmente não o mostrámos.”

Competições | FPB
5 SET 2010

Mais Notícias