Angola faz história

Angola fez história ao bater pela primeira vez a Alemanha, e após prolongamento, por 92-88, em mais um jogo do grupo A do Campeonato do Mundo.

Competições | FPB
2 SET 2010

A equipa africana entra pela primeira vez na próxima fase da prova, faltando-lhe agora enfrentar a Austrália – esta quinta-feira, às 16h30 – para terminar a fase preliminar,. De recordar que equipa angolana nunca tinha atingido os oitavos-de-final desta competição.

Os alemães dominaram o início do primeiro período, dispondo de uma vantagem de 15-8, depois de um parcial de 7-0, mas Angola reagiu de imediato, reagindo com oito pontos sem resposta para chegar até aos 16-15. A partida terminou os primeiros dez minutos empatada a 19 pontos e Olímpio Cipriano liderou Angola, com 8 pontos.No segundo quarto o veterano Miguel Lutonda carregou a Angola, com oito pontos, incluindo um triplo que colocava de novo Angola na liderança da partida, indo para intervalo na frente do marcador (40-35).Angola controlou a maior parte do terceiro quarto, mas a reacção da Alemanha começou nos três minutos finais, com os suplentes Tim Ohlbrecht e Heiko Schffartzik a comandarem a recuperação, baixando a diferença para 4 pontos (58-54) à entrada do derradeiro período.Começaram melhor os alemães (8-0) nos dois primeiros minutos do quarto, a assumirem a liderança 62-58. Angola nunca desistiu, resistindo ao autêntico festival de triplos da formação germânica, que a dada altura da partida parecia que não falhava os seus lançamentos longos. O momento do jogo deu-se quando Felizardo Ambrosio, com Angola a perder por 4 pontos, converteu, com alguma felicidade, um triplo à tabela, para os africanos cometerem logo de seguida uma falta sobre Schffartzik, que só converteu um lance livre. Depois de vários erros de ambas as equipas, Olímpio Cipriano foi derrubado e converteu os dois lances livres com que empatou o jogo a 78 pontos, com 16 segundos para o final. Schffartzik ainda tentou um último lançamento mas o jogo foi para prolongamento.A equipa africana fez uso da sua defesa, que passou a ser o catalisador do ataque angolano, e assumiu o controlo do jogo nos 5 minutos extra, com Mingas a ser brilhante na exploração do seu jogo interior. Os lances livres de Olímpio Cipriano e Felizardo Ambrósio selaram o jogo para os angolanos.Olímpio Cipriano marcou 30 pontos, 22 no segundo tempo e seis no tempo suplementar.

Competições | FPB
2 SET 2010

Mais Notícias