Escola Superior alia-se à Federação

A Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto está na vanguarda no que respeita ao estudo e avaliação das capacidades fisicas e estado de saúde dos atletas de alta competição.

Seleções
24 SET 2010

Neste sentido, e perante a disponibilidade desta reputada instituição e dos seus competentes professores, a FPB acordou realizar, nas instalações da ESTS do Porto, em Gaia, uma bateria de testes funcionais aos jogadores da Selecção Nacional que iriam participar na Preparação e fase de Qualificação do Eurobasket 2011. A relevância dos dados recolhidos demonstram a utilidade e importância destes exames, uma experiência a manter. Mais pormenores, pelo Dr. Basil Ribeiro, nos detalhes,

“Na avaliação médico-desportiva do atleta escolhido para a selecção nacional interessa executar procedimentos que informem o estado e o nível de saúde, sendo este considerado num âmbito muito lato. Importa saber se o atleta tem alguma contra-indicação para a prática desportiva, se existem parâmetros biológicos (análises clínicas, electrocardiograma, etc) alterados, mas também é necessário averiguar se existem no sistema músculo-esquelético alterações, desequilíbrios que possam comprometer o rendimento do atleta ou serem factores predisponentes de lesão. Houve preocupação de atempadamente analisar este último componente, pois era importante corrigir, através da reabilitação dirigida, algum eventual défice. A Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, que é em Vila Nova de Gaia, foi a instituição escolhida para a realização dos testes funcionais. Estes incluíram a avaliação da força e resistência muscular das coxas (fundamental para a prevenção de lesões no jogo e para a suspeita clínica de eventual lesão no joelho) e o estudo da reacção dos músculos peroneais (importante para a prevenção das entorses do tornozelo). Foi feito também a espirometria, isto é, o estudo do fluxo respiratório, no sentido de saber a capacidade funcional pulmonar. Os resultados dos testes foram analisados e as medidas correctivas implementadas. Os testes correram muito bem, os professores da Escola foram excelentes e os atletas foram muito pontuais, participativos e ainda se divertiram com as prestações dos colegas. Esta Federação está bastante grata à Escola pela disponibilização e competência dos seus serviços.”

Seleções
24 SET 2010

Mais Notícias