Henrique Vieira: «O mais fortes possível»

Depois de garantir a qualificação para a Eurochallenge, o Benfica prepara-se para iniciar já este fim-de-semana a defesa do título nacional.

Competições | Treinadores
15 OUT 2010

O treinador dos encarnados conta-nos como estão os ânimos no seio da equipa encarnada depois do fantástico triunfo na Ucrânia e como é que o grupo está a encarar o arranque da Liga, este sábado, na Luz, frente ao CAB Madeira.

Garantido que está o apuramento europeu, o técnico Henrique Vieira garante que a equipa encarnada está totalmente focada nas competições nacionais. “Até o início da fase de grupos da Eurochallenge, a 16 de Novembro, temos cinco jogos muito difíceis, que só conseguiremos ganhar se a equipa estiver muito bem física e mentalmente. Toda a concentração está neste momento focada nos treinos e na recuperação dos lesionados, para que possamos estar o mais fortes possível para estes próximos compromissos.”A equipa atravessou um período menos bom durante a disputa do Troféu António Pratas, mas o experiente treinador justifica esse facto com o custo associado à preparação para a vitória na Ucrânia, essa sim, um sinal de que o Benfica está a subir de forma e de que irá apresentar-se a um melhor nível. “Este torneio foi criado para a melhor preparação das equipas mas para nós, com a participação na prova europeia e a pré-eliminatória, tornou-se extemporâneo e infelizmente, a pensar no jogo da 2ª mão, acabámos por fazer dois jogos física e mentalmente abaixo das nossas capacidades, perante adversários que se apresentaram muito bem.”A integração dos novos jogadores tem sido gradual, embora as lesões tenham atrapalhado o processo evolutivo normal. “Bem, tem havido um grande esforço de todos para se adaptarem social e desportivamente o mais rapidamente possível a uma nova equipa. E mesmo apesar do atraso das lesões, conseguimos uma importante vitória frente ao Ferro-ZNTU, que tinha o dobro do tempo de preparação.”Henrique concorda que a equipa do CAB poderá vir a ser uma das revelações do campeonato deste ano. “Conseguiu um plantel equilibrado, com grande qualidade dos jogadores nacionais e estrangeiros e manteve a equipa técnica. Não tenho dúvidas que vai ser sempre um adversário muito difícil.”Embora reconhecendo que ainda não estudou o adversário ao pormenor, o treinador benfiquista realça alguns aspectos que estão sempre presentes nas equipas trabalhadas pelo técnico João Freitas. “Ainda não observei este ano o CAB, mas reconhecemos a coerência e o bom trabalho do seu técnico, que consegue impôr sempre às suas equipas, um ritmo forte, com grande agressividade defensiva e ofensiva. Cuidados a ter: essencialmente sermos inteligentes, impondo o nosso ritmo de jogo e defendermos bem.”Lista completa dos jogos da 1ª jornada da LPB:Sábado, dia 16 de Outubro16 horas – Ginásio x Ovarense16 horas – SL Benfica x CAB21 horas – FCP x Vitória de Guimarães21.30 horas – CB Penafiel x AcadémicaDomingo, dia 17 de Outubro16 horas – Sampaense x Illiabum17 horas – Barreirense x Lusitânia

Competições | Treinadores
15 OUT 2010

Mais Notícias