Turcos em delírio

A sede por basquetebol ao mais alto nível em Istambul, ao que parece, não foi saciada com o facto de ter sido anfitriã do último Campeonato Mundial deste ano.

Atletas | Competições | FPB
9 NOV 2010

A julgar pelas cenas no aeroporto de Ataturk, em Istambul, na noite de segunda-feira, quando o ex-MVP da NBA Allen Iverson chegou para iniciar a sua carreira na Europa ao serviço do Besiktas, existe uma nova atracção no país.

Usando um boné de beisebol dos Philadelphia Phillies e uma camisola branca do Besiktas Cola Turka, Iverson foi assediado por fãs e jornalistas.O atleta, de 35 anos, sabe que um enorme número de adeptos turcos vai seguir todos os seus movimentos durante as próximas duas temporadas, onde vai auferir 2 milhões de dólares por ano.As cenas no aeroporto eram dignas de se ver, mesmo para um homem que em tempos esteve entre os melhores da NBA. “Obviamente, eles foram óptimos”, disse Iverson dos fãs que compareceram para saudá-lo quando entrou no hall das chegadas. “Isto é a coisa mais importante, ser aceite, apreciado e desejado. Foi simplesmente um bom sentimento vê-los aqui para me apoiarem. Só me anima ainda mais para fazer o que tem de ser feito, que é ganhar jogos de basquetebol.”Quando questionado sobre o que os adeptos podem esperar dele, Iverson disse: “Apenas emoção para os fãs. Esperemos que eles venham assistir e apoiar a nossa equipa e ver-me jogar. “A Turquia é já um dos melhores lugares para assistir ao basquetebol europeu. Além do Besiktas, existem outros clubes extremamente populares, como o Efes Pilsen e o Fenerbahce.Iverson vê esta sua aventura como uma situação em que todos saem a ganhar – atleta e clube. “Acho que a melhor oportunidade é chegar aqui e dar-lhes algo que eles nunca viram antes”, disse ele.”Obviamente que eles já viram um pouco de mim, a jogar na NBA, mas (agora) têm a oportunidade de ver, pessoalmente, muito mais.”É muito provável que Iverson se depare com mais situações iguais à que viveu na noite de segunda-feira. “Esse é um dos maiores sentimentos no desporto e do facto de ser um atleta, temos a hipótese de interagir com os adeptos. Quanto maior for o entusiasmo deles mais energia extra me dará para jogar duro”, disse.Perguntaram-lhe se sabia alguma palavra em turco. “Não, ainda não. Mas irei estar muito com os meus companheiros e vou interagir com os adeptos, tanto quanto possível.” Iverson, em seguida, sorriu e acrescentou: “. Aposto que antes de eu sair daqui, vou estar a falar turco.”

Atletas | Competições | FPB
9 NOV 2010

Mais Notícias