Benfica perde mas passa
O Benfica perdeu o último jogo da fase de grupos da Eurochallenge, na Estónia, frente ao Tartu Rock, por 64-80, mas mesmo assim apurou-se para os oitavos-de-final da prova.
Competições
19 DEZ 2010
É que em caso de desaire os encarnados necessitavam que o Lugano Basket perdesse frente ao Lukoil Academic, no outro encontro do agrupamento C, e foi precisamente o que acabou por acontecer.
Os encarnados sabiam que em caso de vitória tinham o apuramento assegurado e entraram muito bem no encontro, com Been Reed a converter um triplo mesmo no final dos primeiros 10 minutos de jogo e a colocar a formação portuguesa na liderança do marcador, por 31-17.Mas no segundo quarto a formação da casa mostrou que não estava disposta a entregar facilmente o jogo e entrou a todo o gás. Marcou 7 pontos de rajada e manteve-se muito forte ofensivamente, reduzindo para apenas 6 pontos a desvantagem ao intervalo (34-40).No reatar da partida, o Tartu chegou à igualdade (51-51) e com um parcial de 10-0 os estónios começavam a ver o triunfo ao fundo do túnel. Um novo parcial demolidor no último período (19-5), deu-lhes a sua segunda vitória no grupo, que todavia não foi suficiente para continuarem na competição.O Benfica, por sua vez, acabou por ter alguma sorte, pois o triunfo do Lukoil Academic frente ao Lugano, por 90-81, acabou por lhe conceder o passaporte para os oitavos-de-final da prova.No que diz respeito aos destaques individuais, Heshimu Evans (15 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento), Sérgio Ramos (11 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento) e Been Reed (10 pontos, 3 ressaltos e 1 assistência) foram os jogadores que estiveram em maior evidência na equipa do Benfica.Henrique Vieira: “Jogámos bem os primeiros 20 minutos e depois quebrámos. O Tartu Rock pressionou-nos e conseguiu colocar-se em vantagem, acabando por vencer o jogo. Mas estamos satisfeitos, o nosso objectivo era vencer todos os encontros em casa e tentar ganhar alguns fora. Na próxima ronda será o mesmo.”Ben Reed: “Não treinámos durante dois dias e viagem foi muito dura. Começámos bem o jogo, mas depois perdemos a iniciativa e não a conseguimos reaver. Passámos à próxima ronda e vamos procurar fazer o nosso melhor.”A próxima faseNos oitavos-de-final o Benfica ficou incluído no Grupo K, juntamente com o BCM Gravelines Dunkerque, de França, o BK Ventspils, da Letónia, e o Norrköping Dolphins, da Suécia. Esta nova fase da Eurochallenge começa a disputar-se no dia 18 de Janeiro.