Miguel Barroca: «Esta vitória dá-nos motivação extra»
O Illiabum protagonizou uma das surpresas da ronda, ao ganhar ao bicampeão nacional, e um dos jogadores com quem a formação de Ílhavo contou foi Miguel Barroca, o base que ainda na temporada passada vestia a camisola dos encarnados.
Atletas | Competições
10 JAN 2011
Nesta entrevista Miguel conta-nos o que esteve na génese deste sucesso e em que medida o triunfo pode influenciar o moral da equipa para os tempos vindouros.
O jogo de domingo foi a maneira ideal de terminar a primeira volta do campeonato? Não podíamos ter terminado a primeira volta de melhor maneira. Dada a nossa classificação, todas as vitórias são importantes, claro que esta sendo contra o actual campeão nacional vem dar-nos uma motivação extra para os jogos que se aproximam.Já esteve dos dois lados. Acha que é mais fácil aos clubes ditos mais pequenos jogar contra os candidatos ao título? Penso que a motivação é sempre diferente. Queremos mostrar que temos valor e que o campeonato não são favas contadas, embora tenhamos noção da realidade de cada uma das equipas. Nestes jogos sabemos também que temos que estar melhor do que é habitual, uma vez que alguns erros podem acabar por ditar uma diferença grande no resultado que se calhar contra outras equipas, com os mesmos erros, acaba por não fazer tanta diferença.A pressão de jogar para ser campeão é equivalente aquela que sente agora que joga para alcançar objectivos mais modestos? São situações diferentes, mas na minha opinião não há melhor sensação do que estar a jogar no playoff, com o objectivo de ganhar o campeonato. À medida que vamos avançando na competição a adrenalina vai aumentando e a intensidade com que vivemos os jogos vai subindo quando sentimos que estamos cada vez mais perto de conquistar o título.Onde julga que foram mais fortes ou, se preferir, em que aspectos estiveram melhor, para vencer o Benfica? A defesa foi a chave do sucesso neste jogo. Conseguimos que o Benfica marcasse apenas 62 pontos, o que mostra que defendemos muito bem. Conseguimos também manter-nos calmos à medida que o jogo foi avançando e tomámos boas decisões nos momentos finais, o que por vezes não aconteceu em jogos anteriores.Com este triunfo a equipa não perde contacto com os lugares de acesso ao playoff. Procederam a alguns ajustes no plantel e vão ter mais quinze dias de preparação para voltarem a jogar novamente para o campeonato. Isso faz com que estejam mais preparados para somarem mais vitórias na segunda volta? Tenho a certeza que esta vitória motivou a equipa toda para ganharmos os próximos jogos. Os nossos objectivos continuam a ser os mesmos e acreditamos que, com o trabalho que temos vindo a desenvolver, vamos conseguir alcançá-los. Em relação aos ajustes que foram feitos no plantel, penso que foram positivos. O Emanuel Willis mostrou já no primeiro jogo que fez que nos pode ajudar bastante nas áreas mais interiores do campo. Vamos preparar o próximo jogo da melhor maneira para começarmos a segunda volta com uma vitória.