Dragão ganha na Madeira
O FC Porto terminou a primeira volta do campeonato isolado no comando, depois de ter vencido, no Funchal, a equipa do CAB Madeira, por 69-65.
Atletas | Competições
8 JAN 2011
Boa réplica dos insulares, que se mantiveram na discussão da vitória até aos segundos finais do encontro. Dois lances-livres convertidos por Sean Ogirri, a 22 segundos do termo da partida, selaram o décimo triunfo dos azuis e brancos em jogos no presente campeonato.
O primeiro período foi de grande equilíbrio, com as duas equipas a alternarem o comando do marcador. Melhor os portistas de inicio (7-3), para serem depois os insulares a assumirem a liderança do jogo (15-14). Nos momentos finais do quarto, Greg Stempin, após converter dois pontos, colocava o resultado final do 1º período em 18-17, favorável aos forasteiros.Os segundos 10 minutos do 1º tempo foram de domínio dos dragões que, até se atingir o intervalo, construiriam uma vantagem de 11 pontos (36-25), fruto da mão certeira de Miguel Miranda (10 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) que, com três triplos consecutivos nos últimos minutos da etapa inicial, fez disparar a diferença pontual entre as duas equipas.O descanso fez bem aos comandados de João Freitas, que regressaram dos balneários dispostos a inverter o rumo dos acontecimentos e, a 3.23 minutos do final do período, perdiam por 7 de diferença (43-50), registando depois um parcial de 8-0 que lhes voltava a dar o comando do encontro, a pouco mais de 1 minuto do final do quarto. Um triplo de Sean Ogirri (12 pontos e 3 ressaltos), bem perto do final, recolocava os dragões na frente do marcador (54-53).No derradeiro quarto, os madeirenses assumiram desde logo a liderança, mantendo-a até já perto do final. Os comandados de Moncho Lopez só voltariam a passar para a frente a 1.29 minutos do fim, situação que nunca mais se alteraria até final, embora tivessem sido sempre muito pressionados pelo adversário.Para além dos já referidos atletas do FC Porto, destaque ainda para as boas exibições de Julian Terrel (16 pontos e 10 ressaltos), o melhor da equipa, e do internacional Carlos Andrade (10 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências).Na equipa da casa, que neste jogo não contou com o contributo do norte-americano Bobby Madison, de salientar a estreia de Shawn Jackson; o facto de Fred Gentry (21 pontos e 6 ressaltos) ter sido o MVP do encontro, bem como a boa prestação de Fábio Lima (14 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências) que, para ter sido ideal, bastaria que tivesse sido mais feliz nos lançamentos na parte final do jogo.Resultados da 11ª jornada da LPB:CAB Madeira 65-69 FC Porto FerpintaOvarense Dolce Vita 75-68 CB PenafielCasino Ginásio 69-63 BarreirenseAcadémica de Coimbra 83-68 Sampaense BasketVitória de Guimarães 87-79 Lusitânia Expert