Benfica perde na Letónia
O SL Benfica não foi capaz de dar continuidade ao bom começo de jogo frente ao BK Ventspils, acabando por sair derrotado da Letónia (65-100) muito por culpa do mau início da segunda parte.
Competições
18 JAN 2011
Os encarnados têm agora três jogos consecutivos em casa e, se repetirem o feito da fase anterior e obtiverem três vitórias na Luz, esse facto por si só colocaria os encarnados numa boa posição deste Grupo K da Taça Eurochallenge.
Os primeiros 10 minutos foram dominados pelos benfiquistas, que no final do 1º período comandavam por 31-27, facto demonstrativo do acerto ofensivo da equipa portuguesa.Nos minutos iniciais do segundo quarto os comandados de Henrique Vieira mantiveram o jogo fechado, continuando na frente até ao 36-34, altura em que Ingus Bankevics e Arturs Strelnieks converteram três triplos sem resposta, que davam a liderança à equipa da casa. O intervalo chegou com Benfica a perder por 9 pontos de diferença (41-50), revelador dos problemas defensivos, já que 41 pontos marcados num jogo europeu em casa do adversário são um bom registo. No recomeço do jogo, os comandados de Algirts Brazis assumiram o comando, fazendo disparar a diferença pontual entre as equipas como resultado do parcial imposto 23-8 imposto aos lisboetas durante o 3º período (73-49).A diferença de eficácia nos lançamentos triplos, 12/23 para os letões e 3/11 para o Benfica, bem como o domínio na luta nas tabelas (43-28) por parte do BK Ventspils, explicam em grande parte as dificuldades sentidas pelos campeões nacionais. De salientar o regresso à competição de Gregory Jenkins (16 pontos e 2 ressaltos), que jogou 24 minutos, e as prestações positivas de Elvis Évora (13 pontos, 3 ressaltos e 2 roubos de bola) e Heshimu Evans (12 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento)Na equipa vencedora, Ingus Bankevics foi o melhor marcador do jogo com 26 pontos, revelando uma enorme eficácia no lançamento (4/6 triplos).