Os melhores da ronda
Nesta jornada verificaram-se alguns números impressionantes, caso dos 38 pontos marcados por Tyrone Curnell, que constituem um novo recorde da presente edição da Liga.
Atletas | Competições
25 JAN 2011
Nas assistências Nuno Manarte e Jorge Sing dominaram e, numa das áreas mais espectaculares do jogo – os desarmes de lançamento – assistimos ao nascimento de um novo intimidador: Rick Cardoso, do Lusitânia.
O melhor marcadorO norte-americano Tyrone Curnell estabeleceu o melhor registo de pontos marcados desta temporada, ao apontar 38 no encontro do passado sábado frente ao Lusitânia. Uma performance que dá quase um ponto por minuto de média, o que demonstra bem a inspiração ofensiva com que esteve no encontro realizado na ilha Terceira.O rei das assistênciasO experiente capitão de equipa da Ovarense, Nuno Manarte e o base do Sampaense Basket Jorge Sing lideraram as respectivas equipas à vitória, contribuindo cada um deles com 8 assistências durante o tempo em que participaram no jogo. O intimidadorA equipa insular do Lusitânia viu-se privada do seu principal intimidador, o norte-americano Marcel Jr, mas parece ter já encontrado alguém que o substitua nessa área tão espectacular do jogo. Trata-se de Rick Cardoso, antigo atleta do CAB Madeira, que no jogo de estreia perante o seu público realizou 3 desarmes de lançamento aos jogadores da equipa adversáriaO triplistaO atleta que mais se destacou nos lançamentos de longa distância foi o base do Vitória de Guimarães Nolan Richardson, que no encontro frente ao FC Porto converteu 7 lançamentos triplos. Um registo onde demonstrou alguma eficiência, já que 47% em lançamentos triplos é uma percentagem que se pode considerar bastante boa.O dominador das tabelasO norte-americano Tyrone Curnell não brilhou apenas em termos ofensivos, já que o papel que desempenhou na luta das tabelas foi igualmente relevante. Os 15 ressaltos por ele capturados foram o melhor registo da jornada, sendo que 7 deles foram na tabela ofensiva.O mais castigadoTambém aqui o norte-americano Tyrone Curnell se destacou, ao ser o atleta que mais faltas provocou na equipa adversária. Dos 38 pontos que conseguiu, 15 foram da linha de lance-livre, como resultado das 20 tentativas a que teve direito. Números que demonstram bem as dificuldades que a equipa adversária sentiu para pará-lo defensivamente, obrigando-a a recorrer por 14 vezes à falta como forma de o impedir que chegasse ao cesto.O melhor em roubosO norte-americano do CB Penafiel destacou-se, não só pelo que fez em termos ofensivos (20 pontos), mas também pela sua prestação defensiva. Ao conseguir 5 roubos de bola nos quase 36 minutos que jogou, Jeremy Goode provou uma vez mais a sua apetência para roubar bolas à equipa adversária.A promessaO jovem Fábio Lima voltou a ser extremamente útil na equipa madeirense no jogo frente ao FC Porto. O extremo português voltou a ter uma prolongada utilização (27:15 minutos), durante a qual somou contributos positivos para a equipa. Contabilizou 8 pontos, 5 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento diante de um adversário difícil e num jogo de levado grau de dificuldade.