Obrigados a vencer
O SL Benfica é obrigado a vencer esta terça-feira, em França, o BK Gravelines Dunkerque, em jogo da 5ª jornada do Grupo K da Taça Eurochallenge, sob pena de ficar irremediavelmente afastado dos quartos-de-final da competição.
Competições
20 FEV 2011
Tarefa complicada para os encarnados que, apesar de terem perdido no jogo da 1ª volta, não ficaram convencidos da superioridade do líder invicto do grupo.
O desaire (64-67) frente esta equipa francesa coincidiu com a primeira derrota caseira encarnada na prova. Desde logo os comandados de Henrique Vieira ficaram obrigados a vencer um jogo na condição de visitante. O cenário complicou-se ainda mais na jornada seguinte, com nova derrota no pavilhão Império Bonança (Ventspils), algo que agora “simplifica” as contas benfiquistas. O único resultado possível nos dois jogos que faltam disputar é a vitória, um enorme desafio para uma equipa que ainda não conseguiu até ao momento ganhar fora de Lisboa.O Gravelines por uma só vez (Spartak) foi derrotado em casa, aconteceu durante a 1ª fase da prova, contando por vitórias os jogos realizados neste Grupo K. No jogo da 1ª volta foi feliz na forma como derrotou a equipa portuguesa nos momentos finais do jogo, um cenário que todos desejamos que se repita no jogo desta terça, com a equipa visitante (os encarnados) a vencer na parte final do encontro.Os lesionados Ben Reed e Mike Williams ainda não jogaram este fim-de-semana no jogo frente ao Barreirense a contar para a Liga portuguesa, sendo que a sua possível utilização poderá ser determinante para uma vitória encarnada por terras francesas. A dupla formada pelo norte-americano Benjamin Woodside, melhor marcador da equipa com médias de 17 pontos e 5 assistências, e o senegalês Mouahamed Sene, autor de 15 pontos e 13 ressaltos, foi a principal dor de cabeça para os campeões nacionais no primeiro embate entre estas duas equipas. Num encontro em que os benfiquistas estiveram francamente mal nos lançamentos de curta e média distância (28.3%), a vitória esteve bem perto de acontecer. O que só prova que, caso os benfiquistas se aproximem do seu melhor, bater o Gravelines não será uma missão impossível.Henrique Vieira: “É uma equipa que está moralizada”Em declarações à Benfica TV, o treinador Henrique Vieira perspectivou a partida da 5.ª jornada do Grupo K da Eurochallenge.“É um jogo difícil. O Gravelines acaba de vencer a Taça de França e é uma equipa que está moralizada e muito forte”, começou por sublinhar.“Estivemos muito bem aqui frente a eles e vamos tentar fazer algumas coisas no campo táctico para que possamos não despender tanta energia, tal como este último jogo [referência à recepção ao Barreirense]”, afirmou.Com uma vitória nesta fase, os “encarnados” ainda têm hipóteses matemáticas para seguir em frente.O Gravelines-Benfica tem início marcado para as 19 horas portuguesas (20 horas locais) desta terça-feira, dia 22 de Fevereiro.