«Um sucesso organizativo»
A divulgação que tem sido feita nos últimos tempos deverá ser um factor importante para que Final-8 da Taça de Portugal, em Fafe, seja uma grande festa, conforme nos conta o presidente da Associação de Braga, Fernando Monteiro.
Associações | Competições | FPB
12 MAR 2011
O dirigente, que faz nesta entrevista uma radiografia da modalidade no distrito, espera que os mais jovens aproveitem bem o contacto com as estrelas nestes dias de competição.
Quais os objectivos da Associação de Braga ao avançar para a organização da Final 8?Os objectivos desta organização essencialmente são a divulgação da modalidade no Distrito de Braga. Pretende-se que seja um factor de maior adesão ao basquetebol, mais ainda quando temos na Cidade de Fafe um clube a dar os primeiros passos, potenciador de um trabalho profícuo e duradouro. Tem vindo a ser feita uma grande divulgação da prova, esperando nós que seja um sucesso a nível organizativo, de público, que haja festa e que no fim vença o melhor. Se tal suceder sairemos satisfeitos e com o sentido do dever cumprido.A presença de alguns dos melhores clubes nacionais podem levar o distrito de Braga a aderir de forma mais evidente à modalidade?Pode na realidade fazer com que haja maior adesão, já que só divulgando cada vez mais é possível obter retorno. É sabido que o contacto com os nossos ídolos da juventude é um factor motivador, por outro, lado paralelamente iremos ter cerca de 300 jovens federados a praticar minibasquete durante dois dias e vamos também fazer um torneio de mini nas escolas do 1º ciclo.Acredita que a Associação de Braga poderá, em breve, ter mais equipas a disputar os principais campeonatos nacionais?Nos últimos anos a nossa Associação tem vindo paulatinamente a afirmar-se no panorama da modalidade e tem sido desenvolvido um trabalho que nos faz pensar que no futuro tal possa vir a acontecer.Quantos praticantes (e clubes) existem actualmente do distrito? Existem 10 clubes e cerca de mil atletas. Tem havido um aumento gradual, no entanto, temos metas que gostávamos de alcançar, havendo francas possibilidades de aparecerem mais 2 ou 3 novos projectos que iremos acompanhar de perto. Acresce dizer que nos últimos 4 anos duplicámos praticamente todos os números da nossa Associação.Os jovens da região estão sensibilizados para a prática do desporto ou, a exemplo do que sucede noutros pontos do país, começam a optar por outro tipo de actividades?No Distrito de Braga há bastantes praticantes de muitas modalidades e os jovens estão sensíveis para a prática desportiva, mas nós sabemos que há cada vez mais escolha e corre-se o risco de serem “desviados” para outras actividades. Cabe-nos a nós ser criativos e proporcionar atractividade.Quais as metas que gostava de ver alcançadas pela sua Associação a curto/médio prazo?Gostaríamos que houvesse basquetebol em todos os Concelhos do Distrito, aumentar o número de clubes, de juízes, ter cerca de 2000 praticantes da modalidade e maior qualificação de todas as partes envolvidas no basquetebol. Tudo iremos fazer para que não passe de uma utopia e seja uma realidade a médio prazo.