Mário Palma é o Novo Seleccionador Nacional
A Direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol anuncia que chegou a acordo com o treinador português Mário Palma, para que este venha a ser o seleccionador principal, durante os próximos dois anos.
Seleções | Treinadores
31 MAR 2011
O acordo entre a direcção da Federação Portuguesa de Basquetebol e o novo seleccionador nacional de basquetebol foi assinado, esta tarde, pelas 15.30, na sede da FPB.
O novo seleccionador nacional será acompanhado pelo Professor Mário Gomes (adjunto) e do treinador Ivan Kostoukov (scouting).
O Professor Mário Palma tem um curriculum inquestionável e que faz do novo seleccionador nacional a maior referência portuguesa de todos os tempos como treinador. Para além do percurso como treinador nos escalões de formação e do feminino, em Portugal e em Angola, onde conquistou vários títulos nacionais, treinou as primeiras equipas do Sangalhos, Imortal de Albufeira e Futebol Clube do Porto. No entanto, notabilizou-se na liderança da equipa de basquetebol do Sport Lisboa e Benfica considerada uma das melhores equipas da história da modalidade em Portugal, onde conquistou 19 títulos nacionais entre campeonatos, taças de Portugal, supertaças e taças da liga. Durante este ciclo desportivo conquistou num só ano todos os títulos nacionais em disputa tendo sido o único treinador na história da modalidade a consegui-lo. Ao longo da sua vasta carreira de êxitos, conquista 70 títulos e reconhecimentos individuais sendo considerado por diversas vezes o treinador do ano em Portugal e no estrangeiro.No âmbito da nova relação laboral com a FPB o Professor Mário Palma, poderá treinar um clube fora de Portugal. Caso não se concretize essa possibilidade contratual, o novo seleccionador nacional poderá acompanhar todo o trabalho das selecções jovens, assim como o trabalho desenvolvido noutras áreas da Federação, como por exemplo a Escola Nacional de Treinadores. Esta medida de contratar uma figura tão prestigiada do basquetebol português e internacional, para seleccionador nacional, tem a ver com a execução de uma ideia de excelência que a direcção da FPB pretende implementar nas suas acções de promoção e desenvolvimento da modalidade em Portugal. Um dos grandes objectivos da direcção da FPB é o de preparar o futuro, sem descuidar o presente e a contratação de um seleccionador com o perfil do professor Mário Palma encaixa numa estratégia de preparar um basquetebol de melhor qualidade e mais acessível a todos, mas presentemente competitivo, alegre e polarizador de energias positivas.Por isso, a Federação Portuguesa de Basquetebol congratula-se com esta contratação do professor Mário Palma, para seleccionador nacional e deseja que ela seja motivadora para jogadores, técnicos, juízes e pessoal de apoio de todo o universo do basquetebol nacional. Porque, além de uma contratação, este é um novo sinal de modernidade, de aposta na excelência, de convicção no presente e de esperança no futuro.A direcção da FPB deseja à nova equipa técnica e ao novo Secretário-Geral os maiores sucessos desportivos, desejando que em clima de verdadeira unidade seja possível obter o grande objectivo de qualificar a nossa selecção principal para o próximo campeonato europeu.