Ronda emocionante
A última jornada do campeonato da Proliga promoveu grandes alterações na tabela classificativa, bem como proporcionou um final emocionante na luta pela manutenção.
Competições
9 ABR 2011
A primeira vitória do Seixal no campeonato, diante o Guifões (83-80), empurrou o Maia, que cumpriu com a sua obrigação ao vencer o Eléctrico (58-56), para a descida de divisão. Na frente, o maior beneficiado acabou por ser o Galitos FC que, beneficiando da derrota da Física, (terminou em 4º), subiu ao segundo lugar da geral.
O azar de uns é a sorte de outros, e como deve ter sofrido o Algés no final do seu jogo frente ao AngraBasket… O encontro terminou com a derrota dos algesinos, por 63-73, que ficaram a aguardar para saber o resultado do Seixal, pois era a única salvação possível para a equipa comandada pelo técnico Flávio Nascimento. Nunca é fácil ser despromovido, muito mesmo quando acontece numa situação com os contornos com aquela que sucedeu ao Maia Basket. Os maiatos venceram, em casa, o Eléctrico (58-56) que, com derrota caseira do Algés, viram-se afastados da Proliga pela única vitória dos seixalenses na temporada. A competição só termina na última jornada, tal como o profissionalismo e o dignificar as camisolas que defendem.O campeão da fase regular já estava encontrado, o que não impediu que os barcelenses derrotassem, em casa, o Sangalhos (73-62), que com esta derrota, e face aos restantes resultados da ronda, finalizam a fase regular no 5º lugar.O Galitos FC ao vencer, perante os seus adeptos, o CD Póvoa (71-66), e beneficiando de uma conjugação de resultados de terceiros, acaba por ascender à segunda posição que lhe garante, caso atinja a final da prova, a vantagem casa nas duas primeiras rondas do playoff.A Física de Torres Vedras foi surpreendida em casa pelo Forum Terceira Basket (79-92), que desta forma não conseguiu defender o segundo lugar que ocupava antes desta última jornada. Os pupilos de Ivan Kostourkov caem para a 4ª posição, sendo agora obrigados a disputar uma primeira ronda do playoff, que em teoria se afigura como a mais equilibrada. Os açorianos conseguem o 6º lugar, uma vez que os poveiros saíram derrotados na sua deslocação até ao Barreiro.O AngraBasket antes desta jornada ainda podia aspirar subir na classificação e foi isso memo que aconteceu à equipa açoriana. A vitória em Algés, conjugada com a vitória da outra equipa da ilha Terceira em Torres Vedras, fez com que os insulares ocupassem o último lugar no pódio. Assim sendo, iremos ter na primeira ronda do playoff da Proliga o embate entre as duas equipas açorianas, uma série que promete muita rivalidade e emoção.1ª ronda do playoff:1º Barcelos x 8º Eléctrico2º Galitos x 7º CD Póvoa3º AngraBasket x 6º Terceira Basket4º Física T. Vedras x 5º Sangalhos