Barcelos chega à final

O Barcelos vai disputar a final do campeonato da Proliga e acompanhar o Terceira Basket na subida à Liga, depois deter vencido o quarto jogo das meias-finais (3-1), este domingo em Torres Vedras (47-45).

Competições
15 MAI 2011

O resultado espelha bem a superioridade das defesas perante os ataques, com o cesto vitorioso a ser marcado por Nuno Pedroso quando faltavam sete segundos para o termo do encontro. Depois de ter vencido a fase regular os barcelenses vão agora disputar o título de campeão da prova, com a ambicionada subida de divisão já garantida.

O primeiro período ficou marcado pela baixa pontuação, especialmente por parte da equipa da casa, que nos primeiros dez minutos apenas conseguiu cinco pontos (5-12), tendo feito os dois primeiros pontos já o jogo ia a meio do período e depois de ter sofrido um parcial de 9-0.No segundo quarto o veterano Anastácio Sami assumiu a responsabilidade de jogo, contrariando um pouco a falta de pontaria e eficácia do conjunto de Torres Vedras. Os visitantes viram a sua curta vantagem esfumar-se, com os pupilos de Ivan Kostourkov a encostarem o resultado. Chegaram a empatar o jogo a 19 pontos, atingindo o final da primeira parte a perder pela diferença mínima (19-20).O terceiro quarto voltou a ser negro para o conjunto de Torres Vedras, pois apenas contabilizou quatro pontos no decorrer do período. A vantagem dos minhotos chegou a ser de nove pontos (28-19), valeu à equipa da casa a solidariedade dos visitantes no desastre ofensivo colectivo, nos 4 minutos finais conseguiu um ponto, facto que permitiu que o encontro terminasse o 3º período ainda em aberto (30-23).O derradeiro quarto abriu com mais dois pontos para os forasteiros, a que se seguiu um bom momento da Física que, com um parcial de 7-0, colocou-se novamente à distância de dois pontos (30-32). A partir desse momento o jogo teve sempre a mesma sequência, com o Barcelos a fugir no marcador, embora por poucos pontos, num jogo de tão baixa pontuação o significado é muito maior, e a Física a correr atrás do prejuízo. O epílogo deste encontro aconteceu a sete segundos do final, com Nuno Pedroso a converter os dois pontos que dariam a vitória, depois de Braima Freire ter empatado o jogo a 45 pontos da linha de lance-livre quando faltavam 45 segundos para o termo do jogo.O poste da equipa de Barcelos ficou a um ponto de mais um duplo-duplo (9 pontos e 13 ressaltos), o que não impediu que fosse o jogador mais valioso. O base atirador Nuno Pedroso (13 pontos, 5 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento) fica ligado ao último lançamento do jogo, para além de ter sido o melhor marcador dos minhotos.O experiente Anastácio Sami (18 pontos, 11 ressaltos, 1 assistências e 1 roubo de bola) foi o MVP do encontro, com 22.5 de valorização, o que prova que nestes momentos de grande pressão, a veterania se pode tornar numa grande vantagem.

Competições
15 MAI 2011

Mais Notícias