Benfica está na final

Depois de ter vencido os dois primeiros jogos em casa, o Benfica cedera no terceiro encontro das meias-finais do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol em Coimbra, frente a uma Académica que esta temporada se revelou letal a jogar em casa.

Competições
8 MAI 2011

Mas os estudantes não conseguiram levar a eliminatória à negra, uma vez que os bicampeões nacionais resolveram a questão no jogo 4, disputado este domingo, e preparam-se, agora, para defrontar o FC Porto na final.

O SL Benfica evitou correr riscos desnecessários e resolveu a eliminatória ao vencer o quarto jogo da série (3-1), segundo em Coimbra, por 80-63. Depois da vitória no jogo anterior começaram melhor os conimbricenses o encontro, mas um terceiro quarto demolidor (20-8), foi o inicio de uma segunda parte totalmente dominada pelos encarnados, onde as boas percentagens de lançamento ajudaram na parte ofensiva.Embora naturalmente moralizados pelo triunfo na passada sexta-feira, os conimbricenses só nos minutos finais do primeiro período é que conseguiram ter algum ascendente, terminando na frente os primeiros 10 minutos (19-12). Até bem perto do intervalo as duas equipas equivaleram-se, ainda que por diferenças pontuais muito curtas, os visitados nunca perderiam o comando do marcador. Eis que a 3 segundos do termo da 1ª parte, com os dois conjuntos separados por dois pontos apenas (32-30), uma falta em acto de lançamento para lá da linha de 3 pontos, seguida de uma falta técnica, permitiram que a Académica somasse mais 5 pontos, fechando a 1ª parte com uma vantagem de sete pontos (39-32).No arranque da etapa complementar os benfiquistas aumentaram a sua eficácia defensiva e com um parcial de 12-1, os estudantes conseguiram apenas 1 ponto durante quase 6 minutos, deram a volta ao resultado (44-40). Um triplo de Diogo Simões recolocava os conimbricenses na frente (45-44), seguindo-se depois novo período menos bom dos comandados de Norberto Alves, que no final do 3º quarto perdiam por 47-52. No derradeiro quarto a Académica ainda resistiu sensivelmente até meio do período, mas depois dos 63-57, favoráveis aos encarnados, o Benfica embalou para a vitória que lhe dava a presença na final da prova. Quando a diferença pontual atingiu os dois dígitos, a tarefa da formação de Coimbra, com o cansaço e o desgaste à mistura, tornou-se muito mais complicado.O duo de portugueses, composto por Miguel Minhava (15 pontos, 6 assistências, 5 ressaltos e 2 roubos de bola) e Sérgio Ramos (16 pontos, 6 ressaltos e 3 roubos de bola), foi determinante nas fases em que a equipa encarnada fugiu no marcador, embora os norte-americanos Ben Reed (13 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências), MVP do jogo, e Gregory Jenkins (17 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências e 2 roubos de bola) tenham sido igualmente decisivos.O poste da equipa de Coimbra Tommie Eddie (19 pontos, 10 ressaltos e 2 roubos de bola) foi o melhor do jogo, logo seguido pelo base Diogo Simões com 15 pontos.

Competições
8 MAI 2011

Mais Notícias