CAB contrata Diana Neves
A Direcção do Clube Amigos do Basquete (CAB) acaba de anunciar a contratação da atleta Diana Neves para a época desportiva 2011/2012.
Atletas | Competições
5 JUN 2011
A contratação anunciada, que resulta de diálogos mantidos entre a Direcção do Clube e os representantes da jogadora, constitui o segundo refoço da equipa insular para a próxima época, após a já anunciada contratação de Tamara Milovac, uma poste portuguesa de 25 anos e 1,88 metros de altura.
Diana Neves é uma base portuguesa de 24 anos e 1,70 metros de altura. A jogadora nasceu em Joanesburgo, Africa do Sul, mas, aos cinco anos, rumou com a sua família para a Austrália. Começou a jogar basquetebol naquele país, onde iniciou a sua formação, antes de se mudar para os Estados Unidos para prosseguir os seus estudos em Tuscullum College, localizado no estado do Tennessee. Posteriormente, Diana Neves mudou-se para a Vanguard university, no estado da Califórnia, onde venceu o campeonato universitário nos dois anos em que lá jogou e integrou o ‘cinco ideal’ da sua conferência universitária. A par de tudo isto, Diana assegurou também a sua formação académica na área da Psicologia.Em 2009/2010, Diana Neves jogou na Australia, onde foi campeã pela equipa Gladstone Power. Posteriormente, em 2010/2011, a atleta jogou na formação do Logan Thunder, antes de integrar a equipa do Boa Viagem, onde jogou a partir de Janeiro do ano corrente. Na edição que findou da Liga Feminina, Diana Neves apresentou os seguintes dados estatísticos: 12,8 pontos, 4,2 ressaltos, 1,2 assistências, 1,4 roubos de bola, 80% de eficácio nos lançamentos livres, 28% de eficácia nos lançamentos de três pontos e 38% de eficácia nos lançamentos de dois pontos.Para João Paulo Silva (Juca), treinador da Equipa Feminina, “A contratação da Diana tem por objectivo reforçar a posição de primeiro e de segundo base. Ela é uma atleta com uma excelente capacidade de trabalho e que tem demonstrado uma atitude verdadeiramente profissional na intensidade que coloca em tudo o que faz.”Segundo o treinador, “Após alguma observação da jogadora, verificamos que o seu lançamento é uma das suas principais armas, juntamente com o drible. De notar, também, que a Diana é uma das doze atletas convocadas para a Selecção nacional, e, através de informações do respectivo seleccionador, está a ter um bom desempenho.”Relativamente ao enquadramento da atleta na equipa insular, Juca revela, “Enquanto treinador, entendo fundamental uma atleta como a Diana demonstrar uma capacidade de trabalho ‘agressiva’, pois torna-se mais acessivel o seu enquadramento no modelo desportivo utilizado na equipa. Perspectivamos que ela contribuirá para muitos sucessos no CAB.”