Vitória clara de Portugal na primeira jornada
Foi uma primeira jornada do Torneio Internacional de Guimarães sem sobressaltos para Portugal que destroçou a Roménia por claros 79-48 .
Competições | Seleções
22 JUL 2011
A equipa portuguesa irá encontrar amanhã, no segundo dia da prova, a selecção de Angola que derrotou o Irão por 57-74. Amanhã, Roménia e Irão defrontam-se pelas 15h00 e Portugal joga com Angola às 17h00 no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
Portugal começou o jogo de forma hesitante mas cedo encontrou a fórmula para contrariar a equipa romena. Concentrados na defesa, onde não consentiram um único ressalto ofensivo ao adversário na 1ª parte, os portugueses limitaram o ataque romeno. Se no 1º período a superioridade pontal ainda não era muito evidente, um parcial de 20-8 catapultou o conjunto luso para uns esclarecedores 38-21 à saída para os balneários. No regresso ao jogo, a equipa portuguesa entrou determinada a resolver o quanto antes o jogo. No entanto, algum desacerto na hora de atirar ao cesto não permitiu que a diferença se dilatasse significativamente. Apesar de no ataque não ter estado muito bem, a defesa compensou e a equipa romena sofreu com o empenho português neste capítulo. Com um triplo sobre o apito, Portugal entrava no 4º período com 27 pontos a seu favor (57-30).O 4º período serviu para Portugal consolidar processos e sistemas tendo continuado a aplicar-se defensivamente. No final uma expressiva vitória por números que não deixam duvidas quanto à superioridade de Portugal – 79-48.No primeiro jogo do Torneio Internacional de Guimarães, o Irão começou melhor. Com cerca de 5 min jogados a equipa iraniana vencia por 10-5. A reacção angolana não se fez esperar e intensificando a agressividade defensiva reduziram o ataque iraniano a escassos dois pontos na segunda metade do primeiro período, que terminou com Angola a vencer por 12-20.Durante o segundo período a toada manteve-se com a equipa do continente africano a controlar distâncias e a chegar ao intervalo a vencer por 24-35. O terceiro período foi em tudo diferente. Angola embalou nos primeiros 5 minutos da segunda parte para uma vantagem na casa dos 20 pontos. O Irão parecia ceder mas a partir daí entregou-se à partida e conseguiu reentrar na discussão do jogo com um parcial de 16-7 e à entrada do último período estava a 11 pontos de Angola (45-56).Os primeiros minutos do decisivo parcial foram importantes para o desfecho final. Angola acelerou e fez um parcial de 9-2 que colocou o resultado em 47-65, faltando 6 minutos para o final. A partir daqui foi só controlar o resultado e garantir uma vitória que se cifrou em 57-74.