Luta pela manutenção ao rubro
AD Vagos teve uma jornada dupla muito positiva, com a extremo brasileira, Lilian Gonçalves, a brilhar nas duas partidas do fim-de-semana.
Competições
20 MAR 2012
No sábado, a equipa de Nuno Ferreira bateu, e bem, em casa o Montijo por 76-45 e no domingo foi a Carcavelos ganhar ao Quinta dos Lombos por 80-65. Na luta pela manutenção, o GDEMAM conseguiu uma importante vitória frente ao Basquete de Barcelos (67-48), ao passo que o Académico quase que carimbou a sua presença nos playoffs depois da vitória alcançada no Montijo (83-80).
Esta jornada dupla trouxe ainda algumas surpresas. O GDESSA, equipa da margem sul do Tejo com muitas atletas jovens e que tem surpreendido pela qualidade do basquetebol praticado, claramente demonstrada pela posição que ocupa na tabela classificativa, foi desta feita surpreendido no sábado, no seu próprio reduto, pelo CD Torres Novas, equipa que ocupa atualmente o último lugar com 3 vitórias. E é precisamente no fundo da tabela que tudo se complica. O GDEMAM recebeu no domingo e venceu o BC Barcelos, somando agora os mesmos 4 triunfos do seu opositor, que cai para penúltimo à condição porque tem menos um jogo. O Olivais de Coimbra tem vindo a comprometer a qualificação para os “play-offs”. A última vitória das coimbrãs foi frente ao GDEMAM, na 15ª jornada, e tem apenas mais uma vitória que o Barcelos e o GDEMAM. Para sonhar com a qualificação, o Olivais teria de ganhar as duas partidas em atraso (CAB no domingo – resultado por apurar – e Boa Viagem), vencer a AD Vagos fora e ganhar ao Académico em casa para superar as 8 vitórias que o clube do Porto já leva. Não é impossível, mas será extremamente difícil. E neste fim-de-semana foi precisamente o Académico quem cimentou o seu mais que certo apuramento para os “play-offs” ao vencer no domingo o Montijo, fora, por 80-83. Donica Cosby do Académico arrasou com 43 pontos. Notável a exibição da base do clube portuense! Depois desta dupla jornada, se em termos de despromoção a luta está ao rubro, já no apuramento para os “play-offs” é quase certo que as equipas com acesso à fase seguinte da prova serão: Algés, AD Vagos, Boa Viagem, GDESSA, Quinta dos Lombos, CAB Madeira, Montijo e Académico.