Galitos não desarma
A ronda de sábado do campeonato da Proliga veio complicar ainda mais a já de si muito equilibrada fase regular da prova.
Competições
7 ABR 2012
O Galitos Tley mantém-se na corrida ao playoff depois da vitória caseira diante do Illiabum (76-72), obrigando os ilhavenses a ter que vencer na última jornada caso queiram manter o 2º lugar sem dependerem de terceiros. O Maia Basket cumpriu com a sua obrigação e venceu, em casa, o Guifões SC, por 70-55, pelo que ascendeu ao 7º lugar, em igualdade pontual com o Sangalhos, e mais uma vitória que Física e Galitos FC. Muita coisa ainda por decidir agora que falta uma jornada para terminar uma das fases regulares mais emotivas e equilibradas do campeonato da Proliga.
A margem de erro do conjunto da margem sul era quase nula, pelo que na receção ao Illiabum a equipa liderada por António Pedro Raminhos via-se obrigada a derrotar uma das equipas do topo da tabela classificativa. E apesar de não ter iniciado o encontro da melhor forma, no final do 1º período perdia por quatro de diferença (14-18), o Galitos FC deu um importante passo rumo ao triunfo graças à prestação que teve nos 10 minutos finais da 1ª parte. Com um parcial de 27-7 a equipa da margem sul disparou no marcador até se atingir o intervalo (45-26), gerindo depois nos segundos 20 minutos a vantagem pontual amealhada no final do 1º tempo.As boas exibições de Denis Neves (28 pontos, 10 ressaltos e 2 roubos de bola), Rui Quintino (9 pontos, 12 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) e Alexandre Coelho (21 pontos, 6 assistências) foram determinantes no sucesso da equipa do Barreiro, que neste encontro demonstrou supremacia na luta do ressalto (39/24), e segurança na posse de bola já que cometeu apenas 9 turnovers ao longo de todo o jogo.O base João Figueiredo (16 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) bem tentou liderar a equipa a uma vitória, mas nem mesmo com os 25 pontos conseguidos por Pedro Azevedo os ilhavenses evitaram a derrota.O Maia Basket continua a trabalhar para marcar presença entre as oito melhores equipas da fase regular, e para atingir esse objetivo os maiatos não desperdiçaram a vantagem de jogarem em casa para somarem a sua 11ª vitória frente ao Guifões SC. Com os gémeos Paulo (14 pontos e 14 ressaltos) e João Diamantino (15 pontos e 6 ressaltos) em bom plano, o conjunto da Maia decidiu o jogo durante a primeira parte (45-26), isto apesar da aproximação conseguida pelo Guifões no arranque da etapa complementar (52-40).Nos derradeiros 10 minutos os comandados de Rui Silva voltariam a ser superiores (18-15), dando continuidade à boa 2ª volta que têm vindo a fazer.