Luta pelo playoff ao rubro
Na luta por um lugar no playoff, a Académica de Coimbra ganhou vantagem ao vencer, em casa, o Terceira Basket por 95-57, e beneficiou da derrota, em Ovar, do Vitória de Guimarães (74-82).
Competições
22 MAR 2012
Os conimbricenses ocupam, à condição, isolados o 7º lugar da geral, uma vez que o Sampaense só este domingo entra em ação, numa difícil deslocação até ao Barreiro. Quem também venceu, e de uma forma esclarecedora, foi o Basquete de Barcelos, na receção ao Lusitânia (78-55).
Depois do desaire da Taça, os vareiros voltaram aos triunfos, com uma vitória diante do V. Guimarães, que começou a ganhar forma durante o 3º período (30-20), já que ao intervalo as duas equipas estavam empatadas a 35 pontos. Os comandados de Mário leite voltaram a revelar uma grande eficácia no lançamento, principalmente nos lançamentos longos (10/20) e da linha de lance-livre (14/15), e quando assim é fica muito difícil para qualquer adversário conseguir superar essa eficiência.O base José Barbosa (17 pontos, 6 assistências, 4 roubos de bola e 2 ressaltos) demonstrou novamente que está a atravessar um bom momento de forma, tendo sido bem secundado pelo norte-americano Chris Lee (17pontos, 7 ressaltos e 2 assistências).A dupla vimaranense composta por Paulo Cunha (17 pontos, 11 ressaltos e 5 roubos de bola) e Brian Morris (21 pontos, 14 ressaltos e 4 roubos de bola) tudo fez para garantir a vitória da equipa.Académica cumpreOs comandados de Orlando Simões não desperdiçaram a oportunidade de somar uma preciosa vitória para o objetivo que persegue, confirmando o seu favoritismo diante da desfalcada equipa do Terceira Basket. A equipa da casa cedo fugiu no marcador e no final do 1º período a vantagem já era de dezassete pontos (32-15). E dúvidas existissem, um recomeço da etapa complementar demolidor por parte dos estudantes (24-69, colocou um ponto final sobre quem seria o vencedor do encontro.O capitão Fernando Sousa foi o melhor marcador da Académica com 20 pontos, num encontro em que mais 4 jogadores terminaram com 10 ou mais pontos. O jovem Frederico Tavares (19 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) esteve em bom plano nos insulares, tal como o norte-americano Willard Peques, que registou um duplo-duplo (17 pontos e 13 ressaltos).Vitória expressiva do BarcelosA equipa liderada pelo técnico José Ricardo não se entrega nesta parte final da fase regular, até porque os barcelenses vão jogar os dois jogos que restam em casa (Casino e Sampaense). Com a pressão de ter que vencer este encontro, o conjunto minhoto deu uma excelente resposta, revelando-se sempre superior durante os 40 minutos do encontro frente ao Lusitânia. Se bem que durante a segunda parte o ascendente tenha sido mais notório, com o cinco inicial a dar excelente conta de si, já que todos terminaram com valorizações finais muito positivas, reveladoras das exibições que tinham conseguido. O poste Pedro Silva (8 ressaltos e 11 ressaltos) não ficou muito longe de um duplo-duplo, Rui Coelho foi o melhor marcador da equipa com 15 pontos, logo seguido pelo catalão Sergi Coll (9 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola) com 14 pontos. O duo insular formado por Brian Mills (20 pontos e 11 ressaltos) e Marcel Jr (13 pontos e 16 ressaltos) registou duplo-duplos, ainda que não tenham sido suficientes para garantir a vitória dos açorianos.