Fazer uso do fator casa
A ronda da tarde do primeiro jogo da eliminatória inaugural do playoff do campeonato da Proliga foi dominada pelas equipas que jogaram em casa, como resultado da melhor qualificação obtida no final da fase regular.
Competições
21 ABR 2012
O Illiabum foi a formação que sentiu mais dificuldades para ganhar, já que bateu pela diferença mínima a formação do Galitos – Tley (66-65). O Algés derrotou o Aliança Sangalhos, por 74-65, e em Oliveira de Azeméis a equipa da casa conquistou a vitória mais folgada diante do Eléctrico FC (78-63). Nos Açores, o Angra Basket levou a melhor diante da Física de Torres Vedras, por 84-80.
Em Ílhavo, e depois de um quarto inicial equilibrado (25-22), onde os ataques se superiorizaram às defesas, o segundo período foi bem mais parco em pontos, com os forasteiros a conseguirem a reviravolta no marcador até ao intervalo (39-33).No segundo tempo os comandados de Alexandre Pires correram atrás do prejuízo, e no final dos primeiros 10 minutos já liderava pela diferença mínima (50-49). Emoção ao limite até porque se sabe da importância de vencer o primeiro jogo de qualquer playoff.O derradeiro período não podia ser mais equilibrado tendo terminado com um empate a 16 pontos, o que significa que a vantagem trazida do 3º período, um ponto apenas, se mantinha no final dos 40 minutos. O norte-americano Dain Swetalla foi o melhor marcador do Illiabum com 18 pontos, aos quais somou 10 ressaltos. Logo seguido pelo MVP do jogo, com 27 de valorização, Richard Kalunda (11 ressaltos e 2 desarmes de lançamento) e Pedro Azevedo ambos com 15 pontos. O reforço Calvin Clemmons (10 pontos, 7 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento) demonstrou que pode ser muito útil a esta equipa de Ílhavo.Grande exibição do capitão Rui Quintino, melhor marcador do encontro com 22 pontos, a que juntou 6 ressaltos e 3 assistências. Denis Neves (17 pontos e 5 ressaltos) foi outro elemento em destaque no conjunto do Galitos.