CAB derrota GDESSA
Tal como era esperado, o embate entre os 3º e 6º classificados da fase regular da Liga Feminina foi pautado por grande equilíbrio, muita emoção e nervos à mistura.
Competições
14 ABR 2012
O CAB Madeira aproveitou bem o fator casa para levar de vencida o GDESSA (79-72), no primeiro jogo da série. As insulares, fruto de um melhor desempenho defensivo, só nos momentos finais do jogo foram capazes de garantir a vitória que as coloca em vantagem na eliminatória. A partir deste momento o conjunto do Barreiro deixou de ter margem para erro, ao passo que as madeirenses dispõem de dois jogos no Barreiro para conseguir o triunfo que lhes dará a passagem às meias-finais.
As comandadas de Nuno Manaia davam mostras de terem a lição bem estudada, revelando uma disciplina ofensiva que causava imensos problemas à equipa liderada pelo técnico Juca. A luta das tabelas era claramente favorável á formação do GDESSA (53/29), pelo que eram naturais as dificuldades sentidas pelas insulares durante o encontro. A persistência, espírito de luta e capacidade de sofrimento revelada pelas insulares foi gradualmente minorando as vantagens das forasteiras, que combinado com as boas exibições individuais de Maria João (17 pontos, 7 ressaltos, 7 assistências), Vitória Pacheco (10 pontos, 7 ressaltos), Carla Freitas (30 pontos, 5 assistências) e Jheri Booker (20 pontos, 8 ressaltos, 4 desarmes de lançamento), permitiram às madeirenses festejarem no final. O CAB revelou um enorme aproveitamento nas situações de contra-ataque, com 88% de concretização.A equipa do GDESSA demonstrou neste encontro que consegue competir, pelo que irá ser determinante daqui para a frente a inspiração individual das atletas, tal como a forma de gerir a pressão e os nervos que envolvem um momento como este. O destaque natural vai para a americana Elisa Beagle (27 ressaltos, 24 pontos), que foi muito bem acompanhada por Angelica Ned (20 pontos, 7 ressaltos). Os próximos jogos da equipa do CAB são fora, no difícil pavilhão do ESSA, já no próximo sábado, e, se necessário, no domingo. De recordar que, na primeira ronda dos playoff, as séries são à melhor de três jogos, sendo que passa para a ronda seguinte a primeira equipa a confirmar duas vitórias.