Projeto Esperanças 2012

Mesmo com as restrições económicas que caraterizam o dia-a-dia da Federação Portuguesa de Basquetebol, pretende-se que isso não seja impeditivo na tentativa de evolução do basquetebol português.

Atletas | Seleções
5 MAI 2012

Foi assim que surgiu o “Projeto Esperanças.2012”, liderado pelo Selecionador Nacional Mário Gomes, coadjuvado pelos também Selecionadores André Martins e João Costeira. Foram definidos como principais objetivos deste trabalho inovador, manter em atividade jogadores internacionais que já terminaram a competição de forma que possam integrar nas melhores condições os trabalhos da Seleção A, bem como observar potenciais atletas que possam já estar aptos às exigências da principal Seleção.

O acompanhamento feito pelos três Selecionadores ao longo da presente temporada abrangeu as principais competições masculinas, pelo que agora é tempo de observar em competição aqueles que deram provas de serem mais capazes de dar uma resposta positiva às exigências de uma Seleção Nacional. “Após uma primeira fase, em que foram observados jogadores da LPB, Proliga, CNB 1 e alguns Sub-20, vamos iniciar no próximo dia 7 de Maio um período de treinos e alguns jogos de controlo, que terá a duração de 6 semanas, dividido em dois ciclos:- O primeiro entre 7 e 27 de Maio;- O segundo entre 28 de Maio e 17 de Junho.O número de atletas que participará em cada um dos ciclos de trabalho já definido pelo treinador Mário Gomes, bem com a duração que cada um deles terá. “Em cada um destes ciclos de atividade teremos entre 12 a 14 jogadores, sendo que alguns poderão cumprir todas as 6 semanas, enquanto outros apenas estarão presentes num dos ciclos.”Para além da observação e da oportunidade de poder trabalhar os jogadores escolhidos, manter em atividade os internacionais já sem competição foi outras das premissas quando se elaborou este projeto. “ Além de jogadores referenciados como “Esperanças”, participarão também alguns já internacionais “A”, de modo a estarem em boas condições, caso sejam convocados para a Seleção Nacional (que inicia a preparação em 25 Junho), o que não aconteceria se estivessem parados desde que terminaram a competição.”“Os objetivos deste projeto foram já anteriormente divulgados e, no imediato, pretendemos avaliar se alguns destes jogadores estão já aptos para serem convocados para o primeiro estágio da Seleção Nacional.” Uma oportunidade criada pela FPB de modo a que se comece a preparar o futuro da Seleção Nacional, bem como a criar condições para que os mais jovens possam lutar por um lugar na pretendida renovação da Seleção Nacional.O programa para cada um dos ciclos prevê a realização dum mínimo de 15 treinos e, em seguida, um estágio de 3/4 dias, composto por treinos e 2/3 jogos de controlo. No total, realizaremos um mínimo de 30 treinos, mais 6 a 8 dias de estágio, incluindo 4 a 6 jogos de controlo. “Estamos ainda a procurar solucionar algumas questões organizativas e logísticas, pelo que, posteriormente, será divulgada informação mais completa.”Lista dos convocados:Nuno Oliveira BarcelosRui Coelho BarcelosAndré Bessa Vitória S. C.João Torrié Vitória S. C.Paulo Cunha a) Vitória S. C.Cristóvão Cordeiro OvarenseJoão Balseiro SampaensePedro Pinto a) BarreirenseMiguel Queiroz BarreirenseFábio Lima C.A.B.João Ferreirinho C.A.B.Cláudio Fonseca a) Plasencia – Espanhaa) Jogadores Internacionais “A”, que vão participar nestas atividadesNota: Esta lista ainda poderá ser alargada a outros jogadores, e é provável que também participe o atleta Jonah Callenbach (Sub-20)

Atletas | Seleções
5 MAI 2012

Mais Notícias