Jovens atletas procuram afirmar-se no panorama nacional

Jovens atletas procuram afirmar-se no panorama nacional No próximo fim-de-semana, a equipa de Sub-16 Femininas do CAB-Madeira irá disputar a Taça Nacional do escalão.

Competições
17 MAI 2012

Esta participação, que surge após a equipa ter conquistado o título Regional correspondente, surge como uma oportunidade para as atletas Madeirenses afirmarem o seu talento no panorama nacional e confirma o excelente trabalho Formador que está a ser realizado pelo CAB-Madeira.

Aliás, o clube Madeirense recebeu, no início desta época, da Federação Portuguesa de Basquetebol o ‘Estatuto de Clube Formador’, que reconhece os níveis de excelência que existem nas camadas mais jovens da instituição. O primeiro jogo das Amigas é no sábado pelas 17h30 contra a formação do CAD de Coimbra, formação onde estão integradas várias jogadoras da Selecção Nacional. Sem dúvida, não será uma partida fácil para as comandadas por Fátima Freitas. Caso vençam a partida, as jogadoras do CAB defrontarão, na final, o vencedor do jogo entre o Algés e União Sportiva dos Açores, que também se antevê ser uma partida pautada pelo equilíbrio e sem vencedores antecipados. Em declarações ao site do CAB, a Treinadora Fátima Freitas fez a antevisão da Taça Nacional, observando: “Esta é da maior importância porque, se ganharmos, é o passaporte para, no próximo ano, podermos ter o direito de participar no Campeonato Nacional e poder disputar com as melhores equipas o título de Campeãs Nacionais do escalão. Como temos o ‘handicap’ da nossa Competição Regional ser limitada e pouco competitiva, esta tarefa não se adivinha fácil pois estaremos a competir com equipas que durante todo o ano têm uma competição regular e muito mais equilibrada do que a nossa, o que lhes permite ter mais ritmo competitivo e mais experiência do que nós.” Apesar das dificuldades que se prevêem, a Treinadora Fátima Freitas recusa baixar os braços e revela os objetivos ambiciosos das atletas do CAB: “O nosso objetivo é ganhar e para o próximo ano poder estar no Campeonato Nacional, até porque temos uma equipa muito jovem, o que, para o próximo ano, nos dá boas perspectivas para essa competição.” A deslocação da formação do CAB à Taça Nacional é possível devido a um esforço coletivo dos pais das atletas. Devido à atual situação financeira, que impossibilita o pagamento, pelo Clube, do custo das viagens aéreas, os pais das atletas uniram-se e, apelando à criatividade, desenvolveram um número de iniciativas que permitiram angariar os fundos para a ida da comitiva ao continente. “Isto tudo só está a ser possível devido à incansável colaboração dos pais das atletas, que durante estas duas últimas épocas, colaboraram e organizaram uma série de atividades para conseguirmos o dinheiro necessário”, afirma Fátima Freitas. “Foi um trabalho conjunto para podermos ir com todas as atletas da equipa e eu quero expressar, a todos os encarregados de educação, o meu ‘Muito Obrigada! ’”, acrescenta a líder das Sub-16 do CAB. A finalizar, Fátima Freitas deixa um apelo para que se invista ainda mais na Competição Regional. Para a treinadora: “Deixo um apelo a quem de direito de forma a que, no futuro, se proporcione às nossas equipas mais competição e mais equilibrada para podermos preparar melhor os nossos atletas para as outras competições em que participam. Só com os treinos isso torna-se uma tarefa quase impossível.”

Competições
17 MAI 2012

Mais Notícias