Sub-18 preparam Europeu
Os jovens portugueses, comandados por Carlos Seixas e Raúl Santos deram início ao seu período de preparação fora de terras lusitanas na cidade de Szolnok, na Hungria, no passado sábado.
Competições | Seleções
1 AGO 2012
Esta ação foi composta por três sessões de treino e dois jogos amigáveis com a congénere húngara. De salientar a importância do contacto internacional proporcionado à equipa portuguesa na sua derradeira fase de preparação tendo em vista o Campeonato da Europa do escalão (Divisão B), a decorrer em Sarajevo, na Bósnia, de 9 a 19 Agosto.
O primeiro jogo, realizado Domingo dia 29, terminou com uma derrota da turma portuguesa por 68-64. Tendo começado melhor a equipa das quinas, o jogo foi pautado por um equilíbrio constante, com várias alternâncias de marcador. Os nossos jogadores, apesar de não terem levado de vencida a seleção magiar, deram uma excelente réplica tendo em conta a desvantagem de alturas perante uma equipa húngara que conta com vários atletas acima dos 2,05m de altura. Sendo o primeiro contacto internacional de alguns dos nossos jovens, Carlos Seixas aproveitou para utilizar todos os jogadores.Jogaram e marcaram por Portugal: Henrique Piedade (9 pts), João Gallina (7 pts), André Miguens (16 pts), José Miranda, Diogo Gameiro (9 pts) Pedro Marques, João Grosso, Isaías Insaly (10 pts), Diogo Ventura (2 pts), Guilherme Maia, João Guimarães (3 pts) Pedro Bastos (8 pts).No segundo jogo, que a Hungria venceu por 60-52, foi a vez dos jovens húngaros entrarem melhor na partida, conseguindo cedo dilatar o resultado para uma vantagem que foram gerindo durante todo o jogo. De frisar a fraca percentagem de lançamento do nossos jovens, que apesar de criarem boas situações para o fazer, não foram capazes de as capitalizar. De realçar o enorme esforço defensivo dos jovens nacionais, que não obstante terem tido a oportunidade de ficar a uma posse de bola de distância, não conseguiram de alcançar a desejada vitória. Jogaram e marcaram por Portugal: Henrique Piedade (11 pts), João Gallina (1 pts), André Miguens (6 pts), José Miranda, Diogo Gameiro (5 pts) Pedro Marques (6 pts) João Grosso (2 pts), Isaías Insaly (5 pts), Diogo Ventura (3 pts), Guilherme Maia (3 pts), João Guimarães (9 pts) Pedro Bastos (1 pts).Finda esta ação, Carlos Seixas considera “que o principal objetivo desta viagem foi alcançado”. “Era fundamental que alguns destes atletas tivessem um primeiro contacto com a realidade com que se vão deparar no Campeonato da Europa”, sublinhou o técnico.Os dois jogos serviram para confirmar que este grupo de trabalho terá de resolver alguns problemas caso queira discutir os jogos da fase de grupos. “A diferença de estatura, bem como os problemas que daí advêm, o ritmo de jogo a que estes encontros internacionais se disputam, são problemas a que os nossos jogadores não estão habituados. A este nível não se podem ter períodos maus, sob pena de irremediavelmente se ficar afastado da discussão dos jogos. Só uma Seleção muito próxima da excelência e com uma eficácia elevada será capaz de ser competitiva na Bósnia.”A preparação da nossa Seleção prossegue na cidade sérvia de Novi Sad, onde, para além dos habituais treinos, fará 2 jogos amigáveis. Um com a congénere sérvia, que também se encontra a preparar a participação no Europeu de sub-18 masculino, Divisão A, no dia 3/08. Outro será com a equipa local do Vojvodina, no dia 5/08.