«Vamos jogar duro»
O Selecionador Nacional Mario Palma sabe que Portugal tem pela frente uma tarefa extremamente complicada para chegar ao Eurobasket do próximo ano, na Eslovénia.
Seleções | Treinadores
18 JUL 2012
A equipa portuguesa inicia a sua campanha de Fase de Qualificação, a 15 de Agosto contra a Itália, em Sassari, numa poule, Grupo F, em que terá igualmente de enfrentar a Bielorrússia, República Checa e Turquia.
Depois de dois desaires diante a Grã-Bretanha no passado fim-de-semana, em Sheffield, Palma diz que os seus jogadores acusam inexperiência e em algumas áreas do jogo estão aquém do desejado. Para aumentar as suas possibilidades de apuramento os atletas nacionais devem rapidamente melhorar, de modo a tornarem-se competitivos diante de algumas das melhores equipas europeias com aspirações a marcarem presença na Eslovénia.”Fomos infelizes no sorteio”, disse Palma ao site da FIBAEurope.com.”Além de Itália e Turquia, vamos enfrentar a República Checa, que, na minha opinião, é a melhor equipa entre todas aquelas que faziam parte do pote 3 do sorteio.”O que realmente fere o experiente treinador português é a falta de experiência em competições europeias dos clubes de topo do basquetebol nacional. “Mesmo os jogadores mais velhos, há anos que não jogam na Europa “, disse Palma.Portugal, competiu no último EuroBasket, e dessa equipa manteve Miguel Minhava, João Santos, Cláudio Fonseca e Elvis Évora. João Betinho Gomes também voltou depois de ter estado ausente por lesão na última edição do torneio. “Estamos a renovar a equipa nacional.Alguns destes atletas nem nos seus clubes jogam” Um dos jogadores mais jovens que procura deixar sua marca na formação de Portugal é Cláudio Fonseca. O poste de 23 anos com 2.06m, média 2,6 pontos e 3,2 ressaltos por jogo no Eurobasket 2011 disse: “No final do dia, apesar de algumas caras novas que temos, o objetivo mantêm-se. Será muito difícil para nós qualificarmo-nos, mas vamos tentar fazê-lo. É um grupo muito difícil, mas vamos entrar em todos os jogos determinados a conseguir o melhor resultado possível. O nosso objetivo é EuroBasket 2013. Já os meus objetivos pessoais passam por ajudar a equipa mais do que eu fiz no último EuroBasket…para ajudar mais em todos os aspetos do jogo.”O sorteio voltou a ser madrasto para a formação nacional, mas Palma sempre foi um lutador e espera que os seus jogadores sejam combativos. “Vamos jogar duro para tentar ganhar jogos em casa, bem como fora”, disse. Há um sentimento de tristeza em torno de basquetebol português agora que surgiu a especulação que o FC Porto poderá deixar de ter a sua equipa sénior.Um eventual sucesso da Seleção Nacional poderia despertar o interesse pelo basquetebol em Portugal. “O basquete português fechou-se em si mesmo”, disse Palma. “O basquetebol masculino é a única modalidade nacional que não participa nas competições europeias. Mesmo basquete feminino o faz. Temos um dos mais fracos campeonatos da Europa e a equipa nacional é naturalmente profundamente afetada por todos estes eventos. A atual crise económica não contribuiu em nada. Se os jogadores portugueses dependem da equipa nacional para jogarem internacionalmente, isso não é um bom sinal.”