Aposta na formação a dar frutos
É uma aposta forte na formação a dar frutos. A secção de basquetebol do Sp. Braga arrancou a nova temporada desportiva 2012/2013 com um novo desafio resultante do trabalho desenvolvido nos últimos anos.
Competições
6 OUT 2012
Pela primeira vez, o clube bracarense terá em competição uma equipa sénior masculina e uma feminina, projecto que pretende ser cimentado, numa lógica de sustentabilidade do clube.
“Este ano, pela primeira vez, temos a equipa de seniores femi- ninos a disputar o campeonato nacional da II divisão e vamos ter na CNB1 os seniores mas- culinos, o que consideramos um grande desafio para os nossos atletas. É um esforço que a secção está a fazer. A maioria dos jogadores da equipa sénior são formados no clube, são quase todos fruto da formação, complementados depois com estudantes universitários que estão a estudar em Braga. E é esta anossa aposta, no futuro sempre a acrescentar atletas da casa a esta equipa”, frisou João Noivo, coordenador da secção de basquetebol do Sp. Braga.Esta época, o clube conta com cerca de 200 atletas, número que deixa o responsável satisfeito: “pela primeira vez temos equipas desde o minibasquete até aos seniores, masculinos e femininos. Somos a única equipa da Associação de Basquetebol de Braga que tem todos os escalões”.Segundo João Noivo, o trabalho desenvolvido nas etapas mais novas, vai no sentido de “divulgar o basquetebol” e, a partir dos sub-16, “procuramos apurar os nossos atletas para jogarem ao mais alto nível. E tudo depende do que eles quiserem fazer. Estamos a tentar criar todas as condições para que eles evoluam”. O caminho, acrescenta o coordenador, “é criar as bases para a formação de equipas seniores de futuro”.“Tem que ser com os nossos atletas, por uma questão de sustentabilidade e de aposta nos nossos atletas, só assim é que faz sentido todo o nosso esforço. Não faz sentido desenvolver os nossos atletas e depois, na hora da verdade, irmos buscar atletas fora, por não considerarmos os nossos válidos”, sublinhou.Quanto à nova época desporti- va, João Noivo é claro: “estamos muito esperançados numa boa época e num bom desenvolvimento dos nossos atletas”.