Académica volta a vencer
Num jogo disputado palmo a palmo, a Académica de Coimbra somou a sua segunda vitória do campeonato, depois de vencer, em casa, a Ovarense, por 57-54.
Competições
27 OUT 2012
Apesar de ter estado sempre no comando do marcador, a equipa de Coimbra nunca dispôs de uma vantagem pontual confortável, muito por culpa da atitude dos vareiros, que nunca deram o jogo como perdido. Nos instantes finais, o excelente aproveitamento por parte dos conimbricenses da linha de lance-livre, fez com que conquistassem o primeiro triunfo diante os seus adeptos.
Como o próprio resultado deixa perceber, foi um jogo em que as defesas se superiorizaram aos ataques, se bem que a emoção e a indecisão quanto ao vencedor se mantivesse até aos instantes finais.Embora a Académica comandasse sempre a marcha do marcador, as vantagens de que dispôs, exceção feita ao final do 1º período (14-4), nunca lhe permitiram respirar de alívio ao longo dos 40 minutos.A equipa de Ovar soube sempre correr atrás do prejuízo, chegou a empatar o jogo a 30 pontos, e por diversas vezes, já durante o último quarto, esteve a três pontos de distância. Mérito para os comandados de Norberto Alves pela forma como lidaram com a proximidade do adversário no resultado, nunca permitindo que passassem para a frente do marcador.Nos instantes finais, a eficácia de João Balseiro da linha de lance- livre (4/4) deitou por terra a tentativa de recuperação do conjunto de Ovar.O internacional Fernando Sousa (22 pontos, 7 ressaltos, 5 roubos de bola e 2 assistências), 40 minutos em campo, foi o MVP do jogo, e preponderante na vitória da Académica. Em mais uma boa exibição de Arnett Hallman, que ficou a um ponto de um novo duplo-duplo (9 pontos e 12 ressaltos).O base José Barbosa (8 pontos, 10 assistências, 6 roubos de bola e 5 ressaltos) fez um jogo muito completo, cabendo a Sergi Brunet ter sido o melhor marcador da Ovarense com 17 pontos.