Eky eleito MVP
Na jornada inaugural da Liga Portuguesa de Basquetebol o melhor jogador da ronda e o melhor português em ação falam ambos a língua de Camões.
Atletas | Competições
23 OUT 2012
São eles, respectivamente, Eky Viana, que fez uma exibição fantástica novamente ao serviço da Física, e o poste Mário Gonçalves, determinante na vitória da Ovarense diante do Algés. Registe-se ainda a presença de três jogadores portugueses no cinco ideal da semana.
LIGA PORTUGUESA DE BASQUETEBOLMVP Global: Eky Viana, Física de Torres Vedras, 36.5 de valorizaçãoApesar de não ter evitado a derrota da equipa no regresso ao escalão máximo da modalidade, frente ao Lusitânia Eky marcou 16 pontos, capturou 22 ressaltos, distribuiu 4 assistências, roubou 1 bola e ainda desarmou 1 lançamento. Números que só vêm confirmar a utilidade deste guerreiro nas áreas interiores, compensando de sobremaneira a inexistência de jogadores estrangeiros no conjunto de Torres Vedras.MVP Nacional: Mário Gonçalves, Ovarense Dolce Vita, 27.5 de valorizaçãoEsteve em grande destaque o poste português, que ajudou os vareiros a superar o Algés. Converteu 16 pontos, registando ainda 12 ressaltos, dois roubos de bola e provocado oito faltas. Outro jogador que dá tudo dentro de campo, um lutador incansável, com um coração enorme, caraterísticas bem visíveis sempre que tem oportunidade de jogar.5 IDEALPosição 1 – José Barbosa, Ovarense Dolce Vita, 22 de valorizaçãoA equipa de Ovar perdeu a sua maior referência na posição de base, mas agora no papel de treinador adjunto Manarte parece ter feito a passagem de testemunho ao jovem base da Ovarense. Depois de algumas temporadas a ganhar consistência, chegou a vez de Barbosa assumir o comando da formação de Ovar, e, a avaliar pela sua primeira prestação, está à altura da missão. Marcou 20 pontos, registando igualmente, 4 assistências, 3 ressaltos e 1 desarme de lançamento na vitória frente ao Algés.Posição 2 – Charles Swiggett, Vitória Sport Clube, 28.5 de valorizaçãoConfirmou no seu primeiro jogo todas as qualidades com que vinha rotulado, e mereceram a aposta por parte do técnico Fernando Sá. No triunfo frente ao Basquete de Barcelos, Swiggett saltou do banco e contabilizou 22 pontos, 7 assistências, 4 ressaltos, 3 roubos de bola e 1 desarme de lançamento. Sem dúvida uma mais-valia, e que muito acrescentou à equipa quando chamado ao jogo.Posição 3: Paulo Cunha, Vitória Sport Clube e Matic Sirnik, Basquete de Barcelos, 25.5 de valorizaçãoCuriosamente dois jogadores que se defrontaram nesta jornada, apesar de ter sido o internacional português a festejar no final do jogo. Ambos têm caraterísticas de jogadores exteriores, mas também podem desempenhar funções interiores, já que as necessidades das equipas a isso o obrigam. Cunha registou um duplo-duplo, 17 pontos e 10 ressaltos, a que somou 1 desarme de lançamento. Já Sirnik foi mais concretizador ao anotar 22 pontos, para além dos 7 ressaltos, 3 assistências e 2 desarmes de lançamento que contabilizou nos 40 minutos em que foi utilizado.Posição 4: Eky Viana, Física de Torres Vedras, 36.5 de valorizaçãoÉ o MVP GlobalPosição 5: Mário Gonçalves, Ovarense Dolce Vita, 27.5 de valorizaçãoFoi o MVP Nacional da jornada.Nota: Só são considerados jogadores portugueses todos aqueles que são elegíveis para poderem representar a Seleção Nacional.