Maia chega à liderança
Terminou a invencibilidade da Oliveirense no campeonato da Proliga. Depois de cinco vitórias consecutivas, o Maia Basket, a jogar em casa, colocou um ponto final no ciclo de vitórias da equipa de Oliveira de Azeméis, ao vencer por 65-57.
Competições
1 DEZ 2012
Os maiatos foram superiores durante quase todo o encontro, excepção feita ao último período, mas já era tarde demais para os comandados de Sérgio Salvador anularem a desvantagem trazida do 3º período (34-47).
No jogo mais aguardado da ronda do campeonato da Proliga, a equipa do Maia Basket demonstrou que há que contar com eles na luta pela liderança da fase regular. Os maiatos dominaram os primeiros vinte minutos do encontro, tendo chegado ao intervalo a vencer por oito pontos de diferença (33-25).No inicio da etapa complementar, a defesa maiata continuou a marcar a diferença, com 9 pontos sofridos no 3º período, pelo que a diferença pontual continuava a acentuar-se sendo de 13, à entrada do derradeiro quarto (47-34).Os últimos 10 minutos foram os mais produtivos para a Oliveirense, mas o cronómetro jogava a favor do Maia Basket. Apesar de reduzirem a diferença pontual, a vantagem acumulada pela formação da Maia valia-lhes uma vitória que a colocava em igualdade pontual na tabela classificativa, com o seu adversário.O poste da equipa maiata, Paulo Diamantino (20 ponto e 5 ressaltos), foi o MVP do jogo com 25 de valorização, seguido de perto por Pedro Tavares (19 pontos, 6 ressaltos e 4 roubos de bola), também ele autor de uma bela exibição.João Reveles, autor de 14 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências, foi o mais valioso da equipa da Oliveirense, com o mesmo número de pontos conseguidos por João Abreu e Nuno Cortez.Illiabum volta a ganharQuarta vitória caseira do Illiabum, que ao vencer o por Desportivo de Leça 94-71, passou a somar mais vitórias do que derrotas no campeonato da Proliga (4/3).A equipa de Ílhavo esteve muito eficaz nos lançamentos de campo, o mesmo não se pode dizer da linha de lance-livre. Não fosse a má percentagem nesse capítulo (19/40 – 48%), e foram muitos de que dispôs, e os ilhavenses poderiam ter dado ainda mais expressão à sua vitória.Se bem que do outro lado, o panorama, embora em menor número (17/32 – 53%), não tenha sido muito diferente. Mas a agravar esta falta de aproveitamento, a equipa de Leça da Palmeira viu o seu adversário quase dobrar o número de ressaltos conquistados (48/25).Fantástica exibição na equipa de Ílhavo de Miguel Queiroz (25 pontos, 19 ressaltos e 7 assistências), tendo sido bem secundado por João Fernandes (12 pontos e 15 ressaltos) e Eugénio Silva, este último autor de 18 pontos.O atleta Hugo Gomes (17 pontos e 9 ressaltos) foi o mais valorizado na formação do Desportivo de Leça.