Final 4 do basquetebol sub-14 masculino alentejano.
No fim-de-semana de 15 e 16 de Dezembro de 2012 Reguengos de Monsaraz recebeu a final a quatro do campeonato regional de sub-14 masculino.
Associações | Competições
18 DEZ 2012
Apesar da primeira fase poder apontar uma final com resultado previsível, dada a grande diferença estatística entre os participantes, a verdade desportiva foi em sentido contrário. “Beja Basket Clube”, “Atlético Sport Clube” de Reguengos, “Salesianos Évora Basquetebol” e “Eléctrico Futebol Clube” de Ponte-de-Sôr, foram, por esta ordem, os finalistas galardoados.
Reguengos apresentava-se com um registo muito favorável de 10 vitórias em 10 jogos (706 marcados e 305 sofridos), a melhor defesa e o melhor ataque do campeonato. Beja, com 7 (630-573), Ponte-de-Sôr com 6 (590-436) e Évora com 5 (374-370) completavam os restantes candidatos. Contudo, na final, nem Reguengos contra Évora nem Beja contra Ponte-de-Sôr, se afirmaram facilmente como favoritos. Foi difícil manter a tendência verificada na primeira fase mas, efetivamente, possível. Impossível foi perpetuar essa tendência no segundo dia da final. Primeiro Évora ultrapassou Ponte-de-Sôr (muito fragilizada, apenas com seis jogadores) e depois, numa final muito disputada, Beja suplantou Reguengos. O jogo da final, para atribuição do primeiro e do segundo lugar aos clubes que disputarão o campeonato nacional, foi interessante. Muitos cestos, alguns de belo efeito, boas jogadas, tanto coletivas como individuais, no ataque e na defesa. Claro destaque, nomeadamente nos últimos 4 minutos de jogos, para um jogador de Beja que “Lança” e faz lançar, fazendo jus ao nome pelo qual é conhecido. Uma coincidência interessante que, certamente, fará com que à ordem de “Lança!”, vinda do seu treinador, ele possa apenas pensar que está a ser chamado…