Mário Fernandes: «Académica tem grupo unido»
A aventura na Suécia foi “positiva”, mas o madeirense acabou por ser dispensado da equipa após a contratação de um novo base e de o treinador ter saído.
Atletas | Competições
12 DEZ 2012
Por isso regressou a Portugal, onde assinou pela Académica, um conjunto “muito forte e que luta para terminar nos lugares cimeiros”. Leia a entrevista nos detalhes desta notícia.
Que balanço faz da passagem que teve pelo basquetebol sueco?O balanço é positivo. A Liga Sueca é muito competitiva, qualquer equipa pode ganhar em qualquer pavilhão. Ainda na semana passada o último classificado, o KFUM Nassjo, venceu por 11 pontos na casa do atual campeão, o Norrkoping. A nível individual, tudo correu bem até terem assinado um novo base e o treinador ter saído. A partir daí comecei a jogar menos e fizemos uma sequência de 0 vitórias e 7 derrotas. O diretor desportivo quis fazer alterações na equipa e eu saí.O que o seduziu no convite para representar a Académica de Coimbra?A Académica tem excelentes condições para jogar basquete, tem um treinador conhecedor e experiente, um grupo de portugueses muito forte e luta para terminar nos lugares cimeiros do campeonato.Que impressão tem acerca do grupo após estes primeiros dias de trabalho? Sem dúvida um grupo forte, unido, ambicioso, trabalhador e altruísta.Os bons resultados fazem da Académica favorita no jogo com o Sampaense?O Sampaense tem um 5 inicial muito forte e foi ganhar à Madeira, onde nós perdemos há duas semanas. Nós em casa até agora ainda só perdemos um jogo e queremos manter essa situação.Um comentário ao sorteio da 1ª fase de qualificação para o Europeu de 2015.A Estónia fez uma fase de qualificação para o Eurobasket de 2013 fenomenal, num grupo fortíssimo, e está atualmente num nível superior ao que estava em 2008, quando os defrontamos no apuramento para o Eurobasket’2009. A Holanda apresenta sempre jogadores muito atléticos e bons lançadores. Ainda assim acredito que, reunindo um bom grupo de jogadores, temos todas as condições de ultrapassar a primeira fase e lutar pela participação no Eurobasket 2015.