Lombos derrotado nos Açores

A 13ª jornada da Liga Feminina ficou marcada pela derrota da Quinta dos Lombos, nos Açores, diante o Boa Viagem (48-55), bem como pela vitória do Algés frente ao Olivais de Coimbra.

Competições
6 JAN 2013

Uma vez que o GDESSA também venceu nesta ronda – triunfo frente ao Montijo (71-55) –, o comando da competição é agora pertença da equipa do Barreiro. O fim-de-semana foi igualmente positivo para a formação de Vagos visto que, depois do triunfo de sábado, voltou a vencer este domingo, desta feita diante o Lousada, por 105-67. Ainda não foi desta que a Ovarense somou a sua primeira vitória na Liga Feminina, pois voltou a ser derrotada, perante o seu público, pelo Académico FC (53-68). Com este triunfo a formação do Porto aproximou-se ainda mais – está agora à distância de uma vitória –, do último lugar que dá acesso ao playoff.

Vitória moralizadora do Boa Viagem no primeiro jogo de 2013 para a Liga Feminina de Basquetebol. As terceirenses contrariaram o favoritismo da Quinta dos Lombos, somando o sétimo triunfo da temporada (55-48).O comportamento ao longo da primeira parte foi excelente. A equipa foi sempre capaz de interpretar com consistência os vários momentos do jogo, quer nos aspetos defensivos, quer no encontrar de situações de lançamento abertos. Apesar de menos beneficiado em determinados argumentos, nomeadamente na extensão do plantel, o conjunto açoriano conseguia bater-se frente a um adversário com mais soluções.Célia Simões foi sempre a principal referência da equipa, concretizando 15 pontos em 20 minutos. Eficaz no tiro exterior e, por várias vezes, foi apenas parada em falta. Ta-Myra foi menos eficaz na concretização, mas importante na luta dos ressaltos, item em que as insulares sentiram maiores problemas em equilibrar nesta fase do jogo. José Leite, mesmo aguardando dificuldades, talvez não esperasse estar tanto tempo atrás do prejuízo e a verdade é que não teve nenhuma atleta com alto rendimento. Aliás, foi no terceiro quarto, parcial de 16-8, que o triunfo das terceirenses começou a ganhar contornos de certeza. Saltou para a ribalta Ta-Myra Davis, a consumar o estatuto de MVP. A poste norte-americana começou a somar pontos, mantendo-se imparável na luta do resssalto, principalmente nos defensivos (14 no total).Os derradeiros 10 minutos ganharam interesse. Naturalmente a Quinta dos Lombos forçou a reviravolta no marcador, aumentando a pressão sobre a portadora da bola. Ainda reduziu de dez para apenas seis pontos de desvantagem, mas também somou faltas, importantes na parte final do encontro. Quando o cansaço começava a fazer-se sentir, ter direito a lances-livres ajudou as insulares. O Boa Viagem optou, e bem, por esgotar o tempo de ataque. E fê-lo com inteligência, pois nem por isso perdeu o sentido de cesto. Nestes minutos surgiu Jasmine Brittany, reforço que se estreou nos jogos caseiros. Não é o mesmo tipo de jogadora que Corin esta era mais empolgante, mais veloz e mais imprevisível, mas chegou aos 17 pontos, falta-lhe apenas ganhar maior entrosamento.

Competições
6 JAN 2013

Mais Notícias