«Não damos nada a ninguém»
Membro de uma equipa jovem, mas muito ambiciosa, Pedro Silva não esconde que os jogadores do Illiabum vão defrontar o Eléctrico este fim-de-semana com o firme propósito de vencer.
Atletas | Competições
9 JAN 2013
O atleta reconhece que os alentejanos têm qualidade e que estão a fazer um bom campeonato, mas acredita que se a formação de Ílhavo mantiver uma concentração alta a nível defensivo, conseguirá contrariar e baixar a produção atacante do adversário.
Apesar de uma melhoria significativa, a verdade é que ainda não conseguiram bater nenhuma das equipas de topo da classificação. Encontra alguma explicação para isto? Podia arranjar várias desculpas para esse facto, mas penso que o principal motivo se prenda com a falta de experiência da grande maioria dos jogadores do Illiabum. Comparando com os jogadores das equipas de topo, a do Illiabum deve de ser aquela que apresenta a média de idades mais baixa. Mas mesmo assim apresentamos uma equipa bastante combativa, que luta com as outras pela vitória até ao fim. Não “damos” nada a ninguém. Esta paragem veio beneficiar a equipa, de forma a que possa aparecer mais forte neste jogo contra o Eléctrico? Esta equipa trabalha de forma a melhorar de jogo para jogo e de dia para dia. Trabalhamos de forma séria e aplicada, preparando todos os jogos ao pormenor, posso mesmo dizer que pouco ou nada passa sem ser analisado e trabalhado pelo treinador, quer na evolução individual, quer a nível coletivo, onde preparamos os jogos ofensivamente e defensivamente. Por isso é normal aparecer nesta fase bastante melhor do que fizemos no jogo da 1ª volta, melhor do que aparecemos no último jogo e em melhores condições de ganhar o jogo. Surpreende-o o campeonato que o Eléctrico tem vindo a realizar esta temporada? Não me surpreende nada, é uma equipa com experiência que já joga junta há algum tempo e que sabe o que tem de fazer dentro de campo para ganhar. Uma equipa onde cada um sabe o seu papel, bem organizada e ciente dos seus pontos forte e fracos. Quais os pontos fortes que destacaria nesta equipa de Ponte de Sor? Na minha opinião é o seu coletivo, mas não posso deixar de fazer referência ao base Tiago Pinto e aos extremos-postes Aylton Medeiros e Mário Neves. Estatisticamente e por aquilo que fazem dentro do campo são as referências da equipa.Onde terão que melhorar neste jogo de modo a poderem sair vitoriosos do jogo do próximo sábado? Hoje em dia penso que as pessoas ligadas ao basket e os jovens jogadores dão pouca importância à defesa, procuram marcar mais que os seus opositores, em vez de não deixarem que eles marquem tantos pontos como “estão habituados”. E na minha opinião, os jogos ganham-se a defender. Como tal, penso que se mantivermos uma concentração alta a nível defensivo, vamos conseguir contrariar e baixar a produção ofensiva do Eléctrico, tendo dessa forma mais hipótese de ganhar o jogo.