«Difícil e equilibrado»
A Académica tem este fim-de-semana a oportunidade de vingar a derrota da Taça de Portugal diante do Lusitânia, num jogo a disputar nos Açores, desta feita a contar para a LPB.
Atletas | Competições
6 MAR 2013
O jogador dos estudantes, que diz estar “totalmente recuperado da lesão”, não esconde que a intenção da formação de Coimbra passa por vencer, de modo a obter no playoff “um emparelhamento mais acessível”.
Fernando Sousa regressou à competição, uma boa noticia para o técnico Norberto Alves bem como para o grupo de trabalho, que passa a contar com o seu capitão de equipa. Mesmo sem estar a 100%, passa a ser mais uma opção num plantel inteiramente português, onde não abundam as soluções. “Já estou totalmente recuperado da lesão, cumpri o plano de recuperação de forma rigorosa, o que tornou todo este processo mais eficaz e seguro. O ritmo competitivo ainda está longe do ideal, mas sinto evolução de dia para dia.” Após um fim-de-semana sem competir, a formação de Coimbra volta a defrontar o Lusitânia, mas desta vez a contar para o campeonato. O jogo vai disputar-se nos Açores, num jogo em que os açorianos querem certamente “vingar” a eliminação da Taça de Portugal. “Jogar duas vezes contra o mesmo adversário nunca é o cenário ideal, visto que as equipas acabam por se conhecer melhor e a que perde o primeiro jogo apresenta uma motivação extra para o segundo confronto.”A igualdade pontual com a Ovarense coloca o 3º lugar ao alcance dos estudantes, um objetivo não assumido pela Académica, se bem que Fernando não esconda que um lugar mais acima representa, “em teoria”, um playoff mais acessível. “Neste momento, o nosso objetivo é ganhar todos os jogos que temos para disputar, e conquistar a melhor posição possível na fase regular, de forma a ter, teoricamente, um emparelhamento no playoff mais favorável.”O experiente jogador não espera facilidades, até porque o adversário tem argumentos para colocar problemas, tanto no ataque como na defesa. “O Lusitânia é uma equipa com muitas soluções ofensivas, quer a nível exterior quer a nível do contra-ataque. Defensivamente, protege as áreas mais próximas do cesto, de forma muito eficaz. Será um jogo muito difícil e equilibrado.”