Benfica adianta-se na final
O SL Benfica está cada vez mais perto de renovar o título de campeão nacional, já que depois do triunfo sobre a Académica este domingo (94-62), está a uma vitória de alcançar esse objetivo.
Competições
19 MAI 2013
Corrigidos alguns aspetos defensivos, um domínio quase absoluto na luta das tabelas, e uma tremenda eficácia nos lançamentos de campo, explicam a vitória tranquila do Benfica no segundo jogo desta final.
O parcial de 9-0 com que o Benfica iniciou o jogo deu o mote para uma vitória bem mais fácil que aquela conseguida no jogo inaugural desta final. De facto, os encarnados surgiram neste jogo 2 bastante mais concentrados nos aspetos defensivos, sobretudo na forma como as ajudas defensivas do lado contrário da bola funcionavam sempre que a Académica jogava o bloqueio direto. Era visível na equipa da Académica alguma precipitação na forma como decidia os seus movimentos ofensivos, algo que contrariava a sua habitual coesão e paciência atacante. Os tiros de fora não entravam, e as possibilidades de jogar em contra-ataque foram quase nulas. Mérito da defesa contrária, já que em ataque organizado os conimbricenses sentiram enormes dificuldades para conseguirem um lançamento sem oposição.O domínio encarnado na luta das tabelas, especialmente o excelente trabalho no ressalto ofensivo, proporcionava segundos lançamentos de fácil concretização, bem como desmoralizava e frustrava a equipa adversária. A eficácia do lançamento, especialmente de três pontos, melhorou significativamente, com Lace Dunn (31 pontos, 7 ressaltos e 2 assistências) e sobretudo Fred Gentry (16 pontos, 9 ressaltos e assistências) a destacarem-se durante a primeira parte, que terminou com o Benfica na frente por vinte pontos de vantagem (43-23).A inspiração ofensiva e a mão quente de Lace Dunn, no começo da etapa complementar, deitou quase por terra todas as aspirações da Académica de ainda poderem a vir a discutir a vitória. Foi um período negro da Académica, em que os seus atletas perderam por completo os seus papéis na defesa, com o Benfica a aproveitar para fazer subir a vantagem para mais de trinta pontos (60-29). Daí até final, o jogo arrastou-se, sem que isto signifique que as duas equipas não se continuaram a empenhar, uma vez que a liderança do Benfica não mais voltaria a ser colocada em causa. Lace Dunn voltou a estar a um nível fantástico, Gentry impressionou pela eficácia revelada, bem como pela forma compenetrada como defendeu e ressaltou, sem esquecer mais um duplo-duplo (11 pontos e 12 ressaltos) de João Betinho Gomes.Pouco ou nada saiu bem à equipa da Académica, já que o seu jogo exterior não funcionou, foi quase sempre obrigado a jogar em ataque organizado, onde nem sempre manteve o seu coletivismo ofensivo. Ainda assim, destaque para o bom jogo de João Balseiro (16 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências), e para a boa segunda parte do polaco Lukasiak (21 pontos e 5 ressaltos), onde esteve muito eficiente nas áreas próximas do cesto.